sexta-feira, 12 de março de 2010

BLOG DO CARLOS BRITTO 12/03/10

Detento é morto a facadas no presídio em Petrolina

sexta-feira, 12/03/2010

O presidiário Emerson Mariano dos Santos agrediu e matou, com golpes de faca, o também detento do mesmo pavilhão, Tiago dos Santos Silva, 27 anos, na manhã de hoje (12), na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, em Petrolina. O motivo do crime, segundo o diretor do presídio, Ricardo Azevedo, teria sido rixa de família. O agressor será encaminhado para Delegacia de Homicídios de Petrolina.

De acordo com Ricardo Azevedo, ainda estão sendo realizadas investigações para saber como o detento adquiriu a arma. O presídio possui capacidade para 426 presos. No momento, 880 detentos ocupam as celas do local.

Com informações do Portal Gazzeta
Feira da Mulher acontece em Dormentes
sexta-feira, 12/03/2010

Feira da Mulher em Dormentes

As comemorações do Dia Internacional da Mulher se estendem no município de Dormentes. Hoje (12) está acontecendo a Feira da Mulher, que oferece serviços como teste de diabetes, com resultado do exame na hora; aferição da pressão arterial; palestras sobre o direito das mulheres com a Lei Maria da Penha; doenças sexualmente transmissíveis, amamentação, gravidez na adolescência, saúde bucal e entrega de kits de higiene bucal.

Bahia registra mais duas mortes por meningite

sexta-feira, 12/03/2010

São nove as vítimas da meningite na Bahia. Mais uma morte foi confirmada na quinta-feira (11), em Salvador: a menina Andreza Monique de Jesus Rocha, 11 anos, internada desde 10 de fevereiro no Hospital da Criança das Obras Sociais de Irmã Dulce. Outra morte confirmada ontem (11) foi a de um rapaz de 19 anos, morador do Pau da Lima, após 10 horas internado no Hospital Couto Maia. As informações são do Correio da Bahia.

meningiteAndrezza estava em coma e a equipe médica já tinha começado a investigar a morte cerebral. Mas o procedimento foi suspenso em razão de disfunções no nível de sais minerais no corpo, que poderia interferir nos resultados.

Já o outro caso, do jovem que não teve a identidade revelada, foi confirmado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Ele deu entrada no HCM às 13h de quarta apresentando sintomas da meningite meningocócica, forma mais grave da doença, e não resistiu.

Apenas em Salvador, são sete vítimas. No Estado, até 27 de fevereiro, foram confirmados 34 casos desse tipo da doença. Quando considerada todas as formas de meningite, a Sesab computou 113 casos.

Alunos de Veterinária e Zootecnia da Univasf continuam protesto

sexta-feira, 12/03/2010

Vet

Os estudantes do campos de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) continuam com as atividades paralisadas. Desde a última quarta-feira (10) cerca de 37 alunos dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária estão acampados na universidade reivindicando melhorias de infraestrutura nos laboratórios e a agilização na entrega do Hospital Veterinário.

A aluna de Medicina Veterinária, Késia Matos alegou que o campus não oferecia a estrutura mínima, como água, energia e bancos. “As aulas práticas tem uma deficiência muito grande, apesar de o embasamento teórico ser de qualidade”. Ainda segundo Kesia os estudantes aderiram à paralisação a pedido dos professores. “A população precisa saber que essa decisão partiu do professores e não dos alunos. Os professores se viam numa situação que praticamente não tinham condições de dar aula, eles pediram apoio dos alunos e nós os apoiamos”.

A estudante de zootecnia, Poliana Deise alegou que um dos principais problemas é falta de aulas práticas. “A turma de zootecnia também está com problemas com o setor de produção, faltam animais e pessoas especializadas para cuidar deles, sem essa estrutura não temos como praticar”, criticou.

DSC01377Os alunos formaram uma comissão que está em negociação com a reitoria da universidade e as medidas essenciais como água e energia já foram providenciadas. “A promessa do reitor é que tudo estará pronto até o final do mês. Mas os alunos não precisam do mínimo, o mínimo é inaceitável faltar, os alunos precisam de estrutura adequada e ensino de qualidade, é isso que o alunos do campus de Ciências Agrárias estão reivindicando”. Segundo Késia a paralisação permanecerá até que os alunos sintam firmeza nas promessas do reitor.

A assessoria de imprensa da Univasf informou que irá nos enviar uma nota de esclarecimento sobre as reivindicações dos estudantes.

Noite de queijos e vinhos será hoje a noite em Petrolina

sexta-feira, 12/03/2010

Noite de Queijos e Vinhos Layout okOs apreciadores de um bom vinho poderão prestigiar hoje à noite o evento promovido pelo restaurante Maria Bonita. A noite de Queijos e Vinhos começará 20 h, na Avenida São Francisco, 276, bairro Areia Branca.

A Noite contará ainda com a animação da banda Mid Night Jazz.

Inscrições para concurso da Adagro iniciam nesta segunda-feira

sexta-feira, 12/03/2010

CONCURSOS_PUBLICOSA partir da próxima segunda-feira (15), a Secretaria de Administração (SAD) e a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) inscrevem para concurso público que vai preencher 40 vagas. A seleção será para o cargo de Fiscal de Defesa Agropecuária “A” e Fiscal de Defesa Agropecuária “V”, para atender o progressivo aumento das atividades do serviço oficial de defesa zoofitosanitária.

As inscrições, que vão até o dia 11 de abril, são realizadas pelo portal www.funcab.org. Ou presencialmente, de 15 a 31 de março nas agências credenciadas dos Correios, especificadas no site acima. A taxa de inscrição será de R$ 70.

O vencimento mensal para ambos os cargos, será de R$ 3.413,80 para jornada de trabalho de 40 horas por semana. A prova objetiva será aplicada, simultaneamente, nas cidades de Recife e Petrolina no dia 02 de maio, devendo, o candidato, optar pelo local de realização de sua prova e vaga no ato da inscrição.

Acidentes de moto têm números alarmantes em Petrolina

sexta-feira, 12/03/2010

moto

O número de acidentes de trânsito envolvendo motos tem sido alarmantes em Pernambuco. Segundo um estudo do Laboratório de Estudos em violência e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o número de acidentes de moto é maior em cidades do interior de Pernambuco. O estudo aponta como zonas críticas os municípios de Ouricuri, Trindade, Ipubi, Petrolina, Afrânio e Lagoa Grande.

Em Petrolina, somente o Hospital de Urgência e Traumas (HUT) registrou no ano passado 5.632 acidentes de moto contra 3.225 de carro. Nos primeiros meses de 2010 esse número já chega a 120 ocorrências envolvendo motociclistas. Somente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi solicitado para atender 161 chamados entre janeiro e fevereiro de 2010.

Para o coordenador de Educação para o Trânsito da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte de Petrolina (EPTTC), Gilmar Barros, grande parte dos acidentes ocorre por causa da imprudência dos motoristas que andam em alta velocidade, fazem ultrapassagem proibida e costumam andar fazendo zig zag entre os veículos.

De acordo com a Coordenadora do Samu, Solange Guedes, as causas dos acidentes também mudam de acordo com o dia da semana. “Geralmente as ocorrências registradas durante a semana são na grande maioria causadas por imprudência, já nos finais de semana nossos registros apontam que a embriaguez é a principal causa”, ressalta. Ainda segundo o Samu, que chega a atender, por dia, em média oito chamadas com vítimas de acidentes de moto, as ocorrências costumam acontecer nas BRs, onde os motociclistas desenvolvem uma maior velocidade, e nos projetos de irrigação da região, onde é grande o número de motos circulando.

Procurando conscientizar os motociclistas, tanto em relação aos equipamentos de uso obrigatório, como para alertar sobre os cuidados que se deve ter no trânsito, o Detran, em parceria com a EPTTC e com o policiamento de trânsito do 5° BPM, realizam ações educativas, como campanhas, orientação, palestras e blitzs educativas.

Como em Petrolina as profissões de mototaxistas e motoboy estão se tornando cada vez mais comum, a EPTTC em parceria com o Sest/Senat, desenvolvem um curso específico para pessoas que trabalham nessa área.

Com informações do Gazzeta/Foto ilustrativa

Deputado comemora licitação que garante direitos de topiqueiros

sexta-feira, 12/03/2010

Pedro AlcântaraO Diário Oficial de ontem (11), publicou a abertura das licitações para o subsistema de Transporte Complementar (Celic), voltado para as cidades baianas de Casa Nova, Curaçá, Remanso, Riacho Seco, Pau a Pique, Pilão Arcado, Bem Bom, Campo Alegre de Lourdes.

Em meados do ano passado, o governo apresentou à Assembléia Legislativa um projeto regulamentando o transporte alternativo, que mereceu o repúdio dos topiqueiros, por não contemplar os transportadores autônomos e exigir a criação de empresas, entre outros itens que desagradaram à categoria.

Pedro Alcântara, mesmo sendo da base governista, rasgou em plenário o projeto apresentado pelo governo e colocou-se ao lado dos topiqueiros.

O governo diante da resistência do Deputado Pedro Alcântara, retirou o projeto, refez, com as alterações propostas pelos topiqueiros e publicou os editais de licitação.

Comunicado pelo próprio governador da publicação, o deputado Pedro Alcântara, diz que faz “questão de acompanhar de perto estas licitações, que tira da informalidade dezenas de condutores de veículos que fazem transporte alternativo, lhes dá dignidade e possibilidade de crescimento econômico”, destacou.

Dirigentes da Facape se reúnem com presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia

sexta-feira, 12/03/2010

Rinaldo Remígio_FACAPEDepois do encerramento das atividades do Seminário, intitulado “Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação: Desafios Institucionais”, realizado pelo Instituto Federal de Pernambuco (IF Sertão-PE), na última quarta-feira (10), o presidente da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco/Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (AEVSF/FACAPE), o professor Rinaldo Remígio, o diretor Executivo Romério Galvão, a diretora acadêmica Ruth Dias, acompanhados do coordenador de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão Sebastião Francisco Almeida Filho receberam o presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), Diogo Simões, para um diálogo informal sobre os programas de bolsas da fundação.

No encontro, foram dadas orientações sobre os recursos disponíveis para subsidiar a Pós-Graduação do corpo docente da Facape. O prof. Remígio, solicitou ao presidente que conhecesse a IES e avaliasse o crescimento da instituição. “A FACAPE tem tradição e já demonstrou qualidade e excelência no ensino. Gostaríamos de tornar mais sólido esse conceito, aprimorando o nível acadêmico dos nossos professores”, elucidou.

Com informações da Ascom/FACAPE

Juazeiro e Sobradinho serão contemplados com projeto Praça da Juventude

sexta-feira, 12/03/2010

praça da juventudeTreze municípios baianos, entre eles Juazeiro e Sobradinho, foram selecionados para receber a Praça da Juventude, um projeto do Ministério do Esporte. Hoje (12) acontece o encontro com os gestores do projeto na Bahia. Com o encontro, o Ministério do Esporte pretende prestar informações e esclarecer dúvidas dos gestores de forma a agilizar o processo de construção das Praças da Juventude, a maioria com recursos já empenhados.

Simões Filho, Macaúbas, Eunápolis, Glória, Lapão, Paratinga, Ribeira do Pombal, Pombal, São José do Jacuípe, Cruz das Almas e Euclides da Cunha, também serão beneficiados com a Praça da Juventude.

Este projeto do Ministério do Esporte é destinado a comunidades com reduzido ou nenhum acesso a equipamentos públicos de esporte e lazer que alia saúde, bem-estar e qualidade de vida a atividades sócio-educativas diversificadas.

O investimento em cada Praça é de cerca de R$ 1,6 milhão.

Foto ilustrativa

Secretaria de Educação de Casa Nova envia nota ao Blog

sexta-feira, 12/03/2010

A secretaria de Educação de Casa nota enviou nota ao Blog esclarecendo as últimas notícias sobre a situação das escolas no município. Recentemente foi divulgado aqui no Blog a paralisação realizada pelos professores da rede de ensino municipal. Também foi noticiado a situação de alguns alunos que estavam assistindo aula no pátio da escola. Confiram a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Educação de Casa Nova, em virtude das noticias que estão sendo veiculadas na mídia, vem a público esclarecer:

Garantimos a inclusão de todos os segmentos da educação básica, creches, educação infantil e especial, ensino fundamental e médio, além da educação de jovens e adultos. O cidadão casanovense do futuro tem sua cidadania reconhecida no presente com acesso à educação de qualidade, inclusiva, com tecnologia disponível e perspectiva de ingresso no ensino superior.

Preocupada com as acomodações de nossos educandos, realizamos, reformas nas escolas Alano Viana de Araújo, Sólon Alves Xavier de Souza e Bom Jesus da Lapa; adquirimos 3 mil carteiras. As 216 escolas municipais contam com um quadro de 850 professores qualificados, dedicados no processo de ensino aprendizagem dos nossos discentes. Em nenhum momento alunos assistem aula fora das instâncias das salas de aula.

Atualmente atendemos 16 mil alunos, que apesar da queda na receita, devido à crise nacional a Secretaria de Educação investiu em equipamentos de infraestrutura, audiovisuais, material escolar e fardamentos. Trabalhamos para dar assistência educacional onde tiver aluno. Nenhum estudante volta para casa sem o direito básico garantido por lei que é o transporte escolar. Com uma frota de 64 ônibus, transportamos alunos para as unidades escolares mais próximas e realizamos aquisição 46 anexos, espaços que vão além das escolas para dar subsídio educacional para nossos jovens, pois o número de alunos cresceu nos últimos dez anos e os espaços físicos não acompanharam a demanda, já foram adquiridos mais 2 anexos para resolver o problema de superlotação em sala de aula.

Realizamos constantemente eventos que proporcionam capacitações aos professores da rede de ensinoAtualmente, em março deste realizamos a aula inaugural da Plataforma Freire, criada pelo Ministério da Educação, e é a porta de entrada dos professores da educação básica pública, no exercício do magistério, nas instituições públicas de ensino superior.

Além dos melhoramentos estruturais e físicos, da formação pedagógica, dos recursos técnicos, existe a questão salarial. Mesmo com dificuldades e a queda de receita, a secretaria de educação de Casa Nova tem pago em dia o salário dos funcionários, e em 2009 foi dado aumento salarial de 8% para professores, corrigindo as perdas salariais. Melhoria salarial implica na melhoria da qualidade da educação.

Do time do “homi”

sexta-feira, 12/03/2010

DamiãoO vereador juazeirense Damião Medrado (PMDB), ontem durante a solenidade de entrega da reforma e ampliação da escola Educandário João XXII, em Piranga, se jogou definitivamente nos braços do prefeito Isaac Carvalho.

“Eu não sou do ser partido e apenas dava sustentação. Agora eu quero declarar meu apoio total e afirmar que agora faço parte do seu grupo e estou muito satisfeito. Eu sou do seu time”, desmanchou-se.

Mendonça Filho envia nota ao Blog e diz respeitar decisão de Guilherme

sexta-feira, 12/03/2010

Mendonça2O presidente estadual do Democratas, Mendonça Filho, disse que o partido respeita a decisão do ex-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho, de desistir da candidatura a deputado federal na eleição deste ano. “É uma decisão de caráter pessoal. Ele já havia conversado comigo sobre a incompatibilidade entre o projeto político da candidatura e as suas atividades empresariais”, afirmou Mendonça, destacando que estava aguardando a oficialização da desistência feita pelo próprio Guilherme Coelho, hoje, para iniciar a discussão no partido sobre as alternativas para a eleição de deputado federal no São Francisco.

“Alternativa temos. Vamos começar ouvindo as lideranças do Democratas em Petrolina e na Região, a começar pelo líder maior o ex-deputado Osvaldo Coelho”, afirmou Mendonça. O presidente do partido ressaltou o peso político eleitoral de Guilherme no São Francisco, mas disse que não cabe lamentar por ser uma decisão pessoal e porque ele continuará militando no partido, dando sua contribuição só que sem disputar mandato. “Guilherme vai continuar na vida pública, inclusive trabalhando para o partido e para as forças de oposição nas eleições deste ano”, garantiu Mendonça.

Audiência pública com a Celpe será realizada em Dormentes

sexta-feira, 12/03/2010

Fernando de JosimaraHoje (12) a Câmara de Vereadores de Dormentes vai realizar uma audiência pública com a Celpe para que sejam esclarecidos os problemas relacionados às constantes faltas de energia que o município vem sofrendo. De acordo com o vereador Fernando de Josimara (PR), “as constantes faltas de energia no município, a por conta da falta de qualidade do serviço oferecido pela Celpe tem causado prejuízo da população. Por conta disso, eu e o vereador Maninho buscamos esta alternativa de convocar uma audiência pública para que a Celpe possa explicar quais serão as medidas tomadas pela empresa para que se possa sanar estes problemas e ressarcir as pessoas dos prejuízos”, destacou.

Lóssio diz que popularidade não é sua prioridade

sexta-feira, 12/03/2010

lóssioO prefeito Júlio Lóssio quando anunciou em entrevista coletiva a entrega da administração dos Hospitais Dom Malan e de Urgências e Traumas ao Estado destacou: “eu tenho absoluta consciência que perderei popularidade. Mas, entre sacrificar o povo e a minha popularidade, eu prefiro perder a última. Não temo a politização do Dom Malan. Meu compromisso é com a gestão que tem o objetivo de cuidar das pessoas”, afirmou.

Nenhum comentário: