quarta-feira, 17 de março de 2010

CLAUDIO HUMBERTO 17/03/10

Ibope: Dilma tem 30% e Serra 35%

Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta (17) ainda aponta o governador tucano José Serra (SP) na liderança da disputa presidencial, com 35% das intenções de voto. A candidata do presidente Lula, ministra Dilma Rousseff já encurtou ainda mais a diferença e ficou 30% dos votos. Correndo por fora, Ciro Gomes (PSB-CE) aparece com 11%, enquanto a candidata do PV, senadora Marina Silva (AC) tem 6%. Em dezembro Serra tinha 38% contra 17% de Dilma.


17/03/2010 | 10:11

ONU: Haiti vai precisar de US$ 11,5 bi

Marcello Casal/ABr
Foto
SOBREVIVENTES DO TERREMOTO PENDURARAM UMA FAIXA

Relatório das Nações Unidas estima que o Haiti vai precisar de US$ 11,5 bilhões nos próximos três anos para se reconstruir, após o terremoto que devastou o país. A estimativa, que contou com a contribuição do Banco Mundial, representa o custo provisório da reconstrução e da reativação da economia. Os dados serão entregues em um relatório cuja divulgação está prevista para ocorrer até o final de março. Uma conferência internacional de doadores também está agendada para ocorrer no dia 31 de março, em Nova York.


17/03/2010 | 09:42

BID retoma empréstimos a Honduras

Os países membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento retomaram seus empréstimos a Honduras, se juntando a outros organismos internacionais que já reconheceram o novo governo de Porfírio Lobo. O BID e outras agências de desenvolvimento suspenderam seus créditos a Honduras em 2009, depois de um "golpe" contra o ex-presidente Manuel Zelaya. O BID pode até criar uma linha de crédito para o país.


17/03/2010 | 09:05

Pesquisa: chamar Dilma de
‘candidata do Lula’ foi ‘tendência’

Elza Fiúza/ABr
Foto
A MINISTRA-CANDIDATA DILMA ROUSSEFF É SÓ SORRISOS

Alvo de polêmica por colocar “Dilma, a candidata do Lula”, num dos discos com os quatro candidatos, o Instituto Mapear, do Rio de Janeiro, explica tratar-se de “pesquisa de tendência”, já testada antes com Fernando Henrique Cardoso influenciando José Serra. Fundador do Mapear, em 2009, Cláudio Gama, ex-Ibope, diz que “só quis testar se o apoio de Lula transfere voto”. Deu empate técnico: Dilma com 22%, Serra com 26%.


17/03/2010 | 08:31

STJ analisa hoje prisão de Arruda

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça, que determinou há mais de um mês a prisão e o afastamento do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, deve analisar um recurso da defesa sobre a prisão preventiva do governador. A Corte é formada pelos 15 ministros mais antigos da Corte e deve se reunir na tarde desta quarta (17). O pedido dos advogados de Arruda argumenta que ele não oferece mais riscos para as investigações, além da saúde debilitada por causa da prisão.


17/03/2010 | 08:09

'Trade' turístico solidário a Wilson Lima

As 22 entidades que compõe o chamado "trade turístico" do Distrito Federal se encontram com governador em exercício, Wilson Lima, nesta quarta-feira, com o objetivo de "hipotecar apoio à governabilidade e estreitar as relações entre o GDF e todas as entidades que compõem o turismo do DF", segundo nota divulgada pelo governo. Os empresários serão acompanhados pelo presidente da Brasiliatur, João Oliveira.


Fotografia é história
25 anos e quatro dias
Foto

Tancredo Neves deveria estar sentado na cadeira de presidente. Mas, ao contrário, estava internado no Hospital de Base de Brasília, acometido por uma inflamação no divertículo que acabaria lhe tirando a vida. 14 de março de 1985.
Como foi - Quando está no front da notícia um fotografo não pode descuidar um segundo da atitude dos personagens. Ainda mais quando estes são parte relevante da história do pais. Na véspera da missa celebrada na Catedral de Dom Bosco, fui cobrir para a Veja um encontro do Doutor Tancredo com membros da Frente Liberal. Lá estavam o senador José Sarney, o deputado Ulysses Guimarães, o ex ministro Aureliano Chaves e outros nomes importantes da política ansiosos pela posse de um presidente civil, daí a dois dias. Reparei que Tancredo repetia um gesto muito raro, eu que o fotografava com freqüência. Não podia imaginar que era o reflexo das dores que sentia. É... há fotografias que trazem muito mais de futuro que propriamente de passado. Orlando Brito.


17/03/2010 | 00:08

Empresa chama de 'fatalidade' criança arremessada de ônibus em movimento

A empresa de ônibus Viação Pioneira, de Brasília, arranjou uma desculpa inacreditável para explicar o fato de uma criança de sete anos de idade ter sido arremessada do veículo em movimento, em razão de o motorista haver aberto a porta numa curva fechada: “ela apenas escorregou das escadas”. Ao contrário do que sustenta a empresa, o ônibus trafegava em Taguatinga (DF) e o garoto Raphael Henrique voltava com mais três irmãos da escola do SESI quando o motorista abriu a porta do ônibus durante uma curva brusca, atirando a criança na rua, a três metros de distancia. O pai de Raphael, Paulo Lacerda, conta que o motorista não esperou a polícia chegar e se recusou a prestar socorro ao menino, que teve o nariz quebrado e escoriações na cabeça. A Pioneira ainda afirmou que a assistente social procurou a família, o que foi negado pelo pai de Raphael. Segundo a viação, o motorista não sofrerá qualquer pena, já que, para a empresa, “o caso foi uma fatalidade”. Paulo Lacerda registrou boletim de ocorrência 38ª Delegacia de Polícia Civil do DF.


17/03/2010 | 00:04

Sponholz

Sponholz
16/03/2010 | 22:08

Dissidente cubano em greve de fome chama o presidente Lula de assassino

Foto
FARIÑAS: LULA É CÚMPLICE DO ASSASSINATO DE ZAPATA.

O dissidente cubano Guillermo Fariñas, em greve de fome há 19 dias, segue em estado grave, porém estável, e continuará no hospital. Em entrevista à rádio Jovem Pan, ele explicou que a greve de fome é um protesto contra a morte de Orlando Zapata Tamayo, preso político que morreu após passar 85 dias em greve de fome. Para o dissidente, o presidente Lula é cúmplice do assassinato de Zapata. “Considero que Lula é um assassino, ele poderia ter cancelado a visita a Cuba, mas não fez isso e preferiu negociar com o país”. De acordo com o cubano, Lula pode ser considerado um assassino ao lado de Raul Castro pois, para eles, Orlando Zapata Tamayo era um preso comum, e os líderes não respeitaram sua memória.

Fariñas, 48, começou o jejum há duas semanas, para pedir a liberdade de 26 presos políticos cubanos doentes, como disse e, em protesto pela morte do também preso político Orlando Tamayo, após uma greve de fome de quase três meses.


16/03/2010 | 21:56

OAB propõe emendas ao novo Código

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, entregou nesta terça-feira 33 propostas de emendas da entidade ao projeto do novo Código de Processo Penal (decreto-lei 3.689/41) aos senadores Renato Casagrande (PSB-ES), seu relator; Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que está com pedido de vista do projeto, e Demóstenes Torres (DEM-GO), presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) do Senado. Em síntese, segundo Ophir, as propostas da OAB visam "assegurar que o Estado tenha imparcialidade na apuração dos fatos no processo penal, garantindo assim o respeito à Constituição quanto ao amplo direito de defesa e evitando, portanto, o desequilíbrio entre acusação e defesa".


16/03/2010 | 21:13

STJ pede posição da PGR sobre Arruda

Foto
MINISTRO DO STJ, FERNANDO GONÇALVES

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Fernando Gonçalves, solicitou nesta terça (16) ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que se manifeste sobre o pedido de liberdade de Arruda antes de levar o caso à Corte Especial. Relator da investigação do esquema de arrecadação de propina, Gonçalves afirmou que sem a avaliação do Ministério Público Federal, que denunciou Arruda e mais cinco aliados por envolvimento na tentativa de suborno de uma das testemunhas do esquema de corrupção, não tem como o processo ser analisado pela Corte. Assim, o pedido de revogação da prisão preventiva de Arruda não deve entrar na pauta de votação desta quarta (17) da Corte Especial.


16/03/2010 | 20:47

Dilma se despede do governo em Minas

Roosewelt Pinheiro/ABr
Foto
PRÉ-CANDIDATA DO PT, DILMA ROUSSEFF

A pré-candidata do PT à Presidência da República, ministra Dilma Rousseff, escolheu Minas Gerais para finalizar seus trabalhos frente à pasta da Casa Civil. No dia 31, ela passará pelo Rio Grande do Sul, berço de sua trajetória política, para inaugurar mais uma etapa do metrô. Logo depois, seguirá para Contagem (MG), onde participa de solenidade do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC Urbanização. Segundo informou uma fonte do governo à agência Reuters, a sugestão dos dois destinos foi feita pelo presidente Lula como meio de fortalecer a candidatura de Dilma no Sul e no Sudeste.

Nenhum comentário: