sexta-feira, 12 de março de 2010

BLOG DO MAGNO MARTINS 12/03/10

Dilma será homenageada pelo Jockey Club de São Paulo

A ministra e presidenciável petista, Dilma Rousseff (Casa Civil), será homenageada amanhã pelo Jockey Club de São Paulo com um páreo em seu nome. O evento faz parte das comemorações dos 135 anos da entidade, informou a Folha Online.

Também será homenageada a ministra do STF (Supremo Tribunal Federal), Ellen Gracie, além de prefeitas, deputadas e vereadoras de diversos municípios. Ao todo, serão promovidos dez páreos. Um deles será o "Páreo Especial Ministra Dilma Rousseff".

De acordo com o Jockey, o evento não tem caráter eleitoreiro, pois trata-se apenas de uma homenagem as mulheres à frente de altos cargos nos Três Poderes para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado na última segunda-feira (8).




12/03/2010
Arruda poderá passar por tomografia no coração
O governador afastado do Distrito Federal, José Arruda (sem partido, ex-DEM), deve passar por uma tomografia no coração. O exame foi pedido pelo médico particular dele, Brasil Caiado, hoje (12). Não há data marcada para o exame, mas Caiado acredita ser possível fazer o procedimento na próxima segunda-feira (15), informou o portal G1.

"Vou fazer um complemento de um exame na segunda [15]. Aí finalizo e terei um quadro mais amplo. O que chama a atenção é o abalo emocional por conta desse processo. Em relação às situações clínica, cardiológica e de diabetes eu só posso falar no final. Eu faço a solicitação e depois vejo o reusltado. Essa questão da logística, de onde quando vai ser, eu não entro. A tomografia que vamos fazer é do coração", disse o médico.

Hoje, Caiado esteve na Superintendência da Polícia Federal e instalou no governador um router que medirá nas próximas 24 horas os batimentos cardíacos dele. Caiado disse que, com isso, esclarecerá algumas mudanças registradas no eletrocardiograma feito em Arruda na quarta-feira (10).


12/03/2010
Para evitar desgaste, Senado poderá não votar os royalties
O ano eleitoral e um previsível desgaste com prefeitos, caso seja alterado o projeto de distribuição dos royalties de exploração de petróleo aprovado pela Câmara dos Deputados, são os argumentos mais utilizados pelos senadores de estados não produtores para garantir a aprovação da matéria da forma como está, informou a Agência Brasil.

O raciocínio independe de o parlamentar ser da base governista ou da oposição e a necessidade de “um bom acordo” poderia evitar contrariar interesses econômicos do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo – estados produtores – ou do resto do país.

“O grande erro foi da Câmara dos Deputados, que inseriu essa questão dos royalties no projeto de lei do governo”, afirmou o senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA). Para ele é improvável que os senadores assumam o ônus de retirar do projeto recursos para os estados não produtores, com o objetivo de manter os royalties para os estados produtores.

O que poderia acontecer, disse o democrata, é o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), deixar para votar a matéria depois da eleição. Para tanto, seria necessário que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pedisse urgência constitucional.



12/03/2010
Lula critica forma de fiscalização de obras
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou hoje (12), em entrevista à Rádio Banda B, logo que chegou a Curitiba, a máquina fiscalizadora do Estado, reclamando que muitas vezes ela não permite que as obras aconteçam. 'Sou favorável a toda e qualquer fiscalização que façam, até 24 horas, via satélite. Acontece que as coisas são complicadas. Muitas vezes as pessoas levantam suspeitas de uma obra, paralisa a obra e só depois da obra paralisada chega a conclusão que está correta. Quem paga o prejuízo da obra paralisada? Não aparece. O povo brasileiro paga porque não tem obra', disse, informou a Agência Estado.

Segundo ele, é preciso encontrar 'novos mecanismos' de fiscalização. 'Temos uma máquina de execução frágil e mal remunerada e temos uma máquina de fiscalização altamente modernizada. Há um descompasso e é preciso um ajuste para as obras poderem andar.' As palavras de Lula foram ditas antes de ele chegar à Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, onde inaugura a primeira etapa das obras de modernização e ampliação, que devem se encerrar somente em 2012.



12/03/2010
Lula lamenta morte do cartunista Glauco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do cartunista da Folha Glauco, 53, por meio de uma nota oficial, divulgada no início da tarde de hoje.

Leia a íntegra do comunicado:

'Glauco foi um grande cronista da sociedade brasileira, entendia os usos e costumes da nossa gente e expressava isso com inteligência e humor. Fiquei triste com a notícia de sua morte e chocado com as circunstâncias inaceitáveis que também levaram seu filho Raoni. Foi uma perda tremenda. Diante dessa verdadeira tragédia, quero expressar meu sentimento de pesar a familiares, amigos e admiradores.'

Glauco e seu filho Raoni, 25, foram mortos a tiro na madrugada desta sexta na casa da família. As circunstâncias da morte ainda são contraditórias.

De acordo com informações do advogado da família, o cartunista iria sair de casa com os criminosos que invadiram o local, aparentemente para sacar dinheiro, deixando a mulher e os filhos em casa. Apesar disso, um dos filhos do cartunista chegou à residência no momento em que deixavam o local. Houve discussão com os assaltantes, que atiraram e mataram pai e filho.

Já o boletim de ocorrência não fala em em tentativa de assalto, e a Polícia Civil registrou o caso como 'homicídio simples'.



12/03/2010
PF diz que Arruda conversa reservadamente com advogados
O governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda, tem conversado reservadamente com seus advogados, ao contrário do que disse o advogado de defesa, Nélio Machado. De acordo com a Polícia Federal (PF), esses encontros têm ocorrido sem a presença de policiais.

Ontem (11), Machado denunciou à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que o delegado Marcos Ferreira estaria dificultando esses encontros. Mas, segundo a PF, não há policiais interferindo ou escutando as conversas.

Quanto ao fato de o delegado manter a porta da cela aberta durante os encontros – também motivo da reclamação de Machado – , a PF argumenta que é apenas um procedimento de segurança adotado para seguir as instruções da Justiça, de evitar qualquer possibilidade de comunicação externa pelo governador, informa ABR.



12/03/2010
Gabeira critina emenda de Ibsen Pinheiro
O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) defendeu na manhã desta sexta-feira a manutenção da atual distribuição dos royalties do petróleo para o Rio de Janeiro na produção futura da camada do pré-sal , em debate na rádio CBN, com o parlamentar Ibsen Pinheiro (PMDB-RS). Este último é autor da emenda aprovada na Câmara na quarta-feira, cuja promulgação pode acarretar perdas de R$ 7,2 bilhões para o estado.

"O Rio vem perdendo muito. Esta emenda é um golpe enorme para o estado. É injusta e não leva em conta os enormes impactos que o petróleo tem no estado produtor", disse Gabeira.

O parlamentar criticou ainda o governo do Rio de Janeiro por ter acreditado demais no governo federal e destacou suas preocupações com o efeito que a emenda Ibsen pode ter sobre os negócios realizados no estado.

"Não se pode investir sobre contratos já feitos. A mudança vai gerar uma insegurança jurídica para as empresas", disse. As informações são da Agência o Globo.



12/03/2010
"Estou me preparando há 12 anos", diz Ciro

O deputado Federal Ciro Gomes (PSB-CE) disse nesta sexta-feira, em entrevista à rádio CBN, que quer ser presidente da República porque tem um projeto muito bom para o Brasil."Meu desejo é colocar o Brasil num projeto nacional de desenvolvimento. É para isso que estou me preparando há 12 anos".

Ciro Gomes reafirmou ainda não ter pretensão de se candidatar ao governo de São Paulo e que não tem mais desejo de ser deputado."Nunca mais vou ser deputado na vida. Não tenho mais paciência de passar nove horas conversando fiado e não fazendo nada pela vida de ninguém", disse.

Ciro Gomes ressaltou ter na eleição deste ano sua melhor condição, acrescentando que o PSB é, hoje, o partido emergente no país, com grandes chances de eleger governadores em diversos estados, como o RS, MT, Amapá, Oiauí, Ceará, Paraíba, Espírito Santo e Pernambuco, informou a Agência O Globo.



12/03/2010
Série de tremores é registrada no Chile
Mais uma série de sete terremotos ocorreu no Chile das 2h45 a 6h02 de hoje, segundo dados do Ministério do Interior. A variação na intensidade dos tremores foi de 2 a 5 graus na escala Richter.

Os abalos puderam ser percebidos no Centro e Sul do país, como tem ocorrido nos últimos dias - de Santiago, a capital, até a região de Bío-Bío. O mais intenso foi registrado nas cidades de San Francisco e Roncagua.

O especialista em abalos sísmicos Raúl Madariaga afirmou que as chamadas réplicas, que são as repetições dos tremores, são consideradas normais quando há um grande terremoto, como foi o de 8,8 graus na escala Richter, no último dia 27, informou ABR.



12/03/2010
Plano Collor: prazo para solicitar perdas acaba segunda

Os investidores com saldo nas cadernetas de poupança em março de 1990 têm até segunda-feira (15) para acionar a Justiça e tentar reaver as perdas da aplicação por conta do Plano Collor, que completa 20 anos no dia seguinte.

Em 16 de março de 1990, um dia após tomar posse como presidente da República, Fernando Collor de Mello anunciou o Plano Collor, que incluiu o bloqueio dos saldos da contas correntes e das cadernetas de poupança acima de Cr$ 50 mil (cruzeiros). O dinheiro retido ficaria no Banco Central por 18 meses, rendendo correção e juros de 6% ao ano,informa a Folha Online.



12/03/2010
PV estuda expulsão de Juca Ferreira

Um dia após o ministro Juca Ferreira (Cultura) ter pedido licença do PV para permanecer no governo e apoiar as candidaturas petistas à Presidência e ao governo da Bahia, integrantes da cúpula do partido passaram a estudar a sua expulsão. O tema será discutido em reunião da executiva da legenda, no mês que vem, segundo relato à Folha de integrantes do comando do PV.

A licença pedida pelo ministro foi uma reação ao pedido do PV para que ele deixasse a pasta até o final deste mês. "O partido vinha verificando que ele estava empenhado na candidatura da ministra Dilma", disse o vereador carioca Alfredo Sirkis (PV), um dos coordenadores da campanha da senadora Marina Silva (PV-AC) ao Planalto, informou a Folha Online.



12/03/2010
Acordo de Durval com Justiça pode alcançar Roriz
O ex-secretário Durval Barbosa poderá ampliar o leque de denúncias de corrupção contra o governo local, iniciadas com a revelação de vídeos da suposta arrecadação e pagamento de propina no Distrito Federal. O esquema foi desarticulado pela Polícia Federal (PF) na Operação Caixa de Pandora, no fim do ano passado. As novas acusações podem extrapolar o governo de José Roberto Arruda (sem partido) e alcançar o antecessor, Joaquim Roriz.

É o que sinaliza o Ministério Público do Distrito Federal em ação penal contra Durval Barbosa por fraude em licitação quando ocupava o cargo de diretor-presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) no governo Roriz.

A Agência Brasil teve acesso aos dez volumes do processo 2010.01.1.017372-4, atualmente na 5ª Vara Criminal de Brasília. A ação foi aberta em 26 de janeiro de 2006 contra a diretoria da Codeplan por contrato de prestação de serviço considerado irregular, informou ABR.



12/03/2010
Enquanto isso...



12/03/2010
Coluna de hoje na Folha

Chateado, mas candidatíssimo

Dois marqueteiros experientes e curtidos em campanhas eleitorais – Marcelo Teixeira e José Nivaldo Júnior, da Makplan, - andam por aí fazendo apostas de que Jarbas é candidatíssimo a governador. E interpretaram a nota que o senador assinou, ontem, na mídia, como um claro e decisivo sinal da confirmação da sua postulação.

Em Brasília, ninguém da bancada federal pernambucana, incluindo os eduardistas, trabalha mais com a hipótese de um plano B, fortemente convencidos de que não há mais nada que justifique um recuo da parte de Jarbas. “Na nota, ele diz, nas entrelinhas, que é candidato, mas que só pode formalizar depois de Serra”, avalia José Nivaldo Júnior.

Conversei, ontem, com uma pessoa da cozinha de Jarbas. O senador, na verdade, está decidido a enfrentar Eduardo Campos, mas bastante chateado com a demora de José Serra em comunicar sua entrada no páreo presidencial, porque no Estado as cobranças aumentam, o tempo vai passando e, consequentemente, as dificuldades para se construir um palanque de oposição vão se agigantando.

Jarbas já compreendeu, no entanto, o timing exigido por Serra e vai aguardar, pacientemente, a formalização da sua candidatura para discutir como mais objetividade, conforme ressalta na nota, a montagem do palanque da oposição com o PSDB, DEM, PPS e PMN.

Nenhum comentário: