quarta-feira, 24 de março de 2010

CLAUDIO HUMBERTO 24/03/10

Oposição: PGR deve investigar Bancoop

Líderes da oposição entregam hoje (24), às 18h30, na Procuradoria-Geral da República, representação em que pedem investigação no caso dos desvios de recursos da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop) para campanhas do PT. A oposição também quer acesso aos depoimentos do corretor Lúcio Funaro, que teria sido beneficiado por delação premiada no caso do Mensalão do PT.


24/03/2010 | 17:59

Sarney recebe rei Gustav da Suécia

Orlando Brito
Foto
JOSÉ SARNEY, CERCADO POR GUSTAF E SILVIA DA SUÉCIA

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), recebeu nesta quarta-feira (24) os reis da Suécia, Carl Gustaf XVI e Silvia Renate. A realeza sueca está no Brasil para fazer lobby pelos caças Gripen, da empresa Saab e fazer acordos na área de combustíveis.


24/03/2010 | 17:37

STJ determina depoimento de Arruda

stj.gov.br
Foto
MINISTRO FERNANDO GONÇALVES, DO STJ

O ministro Fernando Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça, determinou hoje (24) que a Polícia Federal marque o depoimento do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda no caso que investiga a tentativa de suborno a uma testemunha do mensalão do DEM. A PF deve concluir, em dez dias, a análise das provas apreendidas e das perícias em andamento. Após a fase de diligências, Arruda poderá ser solto.


24/03/2010 | 17:16

Ministro ‘sealopra’ com Rafale na França

jblog.com.br
Foto
MINISTRO SEALOPRA SAMUEL PINHEIRO GUIMARÃES

O ministro Samuel Pinheiro Guimarães (Assuntos Estratégicos) tem a quem puxar – seu antecessor Mangabeira Unger – na tal “Sealopra”. “A compra dos (caças) Rafale será uma bela aventura (sic) para o Brasil e sua indústria de Defesa”, entusiasmou-se em entrevista na edição de abril da revista francesa Défense. “Samuca” ainda deu uma estocada nos americanos, a quem o Brasil não deve ser submisso. “Os Rafale são estratégicos.”


24/03/2010 | 16:38

Empresário ‘mata’ ida à CPI no DF

O empresário Gilberto Lucena, dono da Linknet, não compareceu à reunião da CPI da Corrupção da Câmara Legislativa do Distrito Federal, marcada para esta quarta (24). A empresa de Lucena é apontada pela Polícia Federal como integrante do esquema de corrupção envolvendo o governo local. Os deputados remarcaram o depoimento do empresário para o dia 5 de abril. Caso ele falte novamente, a CPI planeja acionar a Justiça para forçar Lucena a comparecer.


24/03/2010 | 16:07

Lula vai ‘conversar’ com Meirelles

Antônio Cruz/ABr
Foto
PRESIDENTE LULA, NA SEDE PROVISÓRIA DA PRESIDÊNCIA

O presidente Luiz Lula disse hoje (24) que poderá conversar na próxima semana que com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, sobre o seu destino político. “A situação do Meirelles é uma situação que depende só dele. Eu talvez converse com ele na semana que vem. Não sei se ele quer ou não quer ser candidato”, afirmou o presidente. Meirelles precisa deixar o BC até 3 de abril se quiser ser candidato.


Fotografia é história
O berço de Pedro I
Foto

O Palácio de Queluz é uma aprazível quinta de estilo neoclássico inaugurada em 1778 na freguesia de Sintra, pertinho de Lisboa. Tem valor inestimável não somente para Portugal, mas também para a história do Brasil. Foi lá que nasceu e morreu o homem que foi imperador dos dois países: Dom Pedro I – para os brasileiros – e Dom Pedro IV, para os portugueses.
Como foiQueluz guarda também o simbolismo de ter sido o lugar que reuniu o ex-presidente Juscelino Kubitschek e o ex-governador Carlos Lacerda, ambos cassados pelo Golpe Militar de 1964 e exilados na Europa. Com Leonel Brizola, eles formaram a Frente Ampla, movimento que pretendia restaurar a democracia no Brasil. Fui a Portugal fazer uma matéria sobre a redemocratização do País e não deixei de fora o Palácio de Queluz. Lá está intacto o berço de nascimento e morte do imperador, extraordinário personagem que ganhou um nome tão vasto quanto sua própria história: Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon. A foto é defora oiza matérias. Orlando Brito.


24/03/2010 | 15:36

PGR pode pedir liberdade de Arruda

Foto

O ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda pode ser solto após a conclusão da fase de depoimentos sobre o caso de suborno a testemunha do caso do mensalão do DEM. O procurador-geral não revelou quantas testemunhas ainda faltam depor no inquérito, que tramita no Superior Tribunal de Justiça. Também não há previsão para a análise do pedido de revogação da prisão, apresentado pelos advogados do ex-governador.


24/03/2010 | 15:10

PGR quer arquivar ação contra Meirelles

Antônio Cruz/ABr
Foto
PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL, HENRIQUE MEIRELLES

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu ao Supremo Tribunal Federal o arquivamento de um inquérito contra o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. A PGR explicou em nota que os fatos levantados eram os mesmos de um inquérito arquivado em 2007, que investigava a remessa de dinheiro ao exterior por meio de contas CC5. O processo, sigiloso, não teria “fatos novos”.


24/03/2010 | 14:38

Estudantes querem 50% dos royalties
do pré-sal financiando a Educação

Orlando Brito
Foto

Estudantes fazem manifestação em frente ao Congresso, nesta quarta-feira, alheios à visita do rei Gustav e da rainha Silvia da Suécia. Os manifestantes, que acabaram tomando banho no espelho d'água do Congresso (foto), pretendem que 50% os royalties do pré-sal sejam usados para financiar a educação.


24/03/2010 | 14:14

Jogo dos sete erros:
no blog do Dirceu, alguém bebeu

Foto

Tem aloprado no blog do ex-ministro José Dirceu: clicando em Quem é José Dirceu e depois em Galeria de Fotos, o internauta depara com uma pegadinha de legendas trocadas. Como se o webdesigner tivesse bebido uísque de qualidade ou cachaça em vez de chimarrão, como Lula aconselhou ao ex-ministro gaúcho Tarso Genro. Dirceu, o homem dos sete instrumentos do governo petista, acabou involuntariamente promovendo um jogo dos sete erros na cabeça de seus leitores. Um momento "soft" na conhecida verve "hard" do ministro cassado. Fosse em Cuba, esse tipo de erro poderia levar o indigitado autor, no mínimo, ao conselho revolucionário e, quem sabe, até ao paredón. Neste link dá para ver melhor a pegadinha.


24/03/2010 | 13:45

PGR: investigação contra
Meirelles pode ser arquivada

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, informou nesta quarta (24) que vai recomendar o arquivamento do pedido de investigação feito ao Supremo Tribunal Federal (STF) sob supostas irregularidades envolvendo o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Gurgel afirmou que o conjunto de evidências do pedido de investigação no STF já havia sido apresentado no passado, em um segundo pedido que foi arquivado. O caso teve origem na primeira instância da Justiça Federal de Brasília. A recomendação do arquivamento, feita por Gurgel, ainda precisa ser referendada pelo ministro Joaquim Barbosa.

Nenhum comentário: