sexta-feira, 12 de março de 2010

BLOG DO JAMILDO 12/03/10

Médicos legistas podem decretar operação padrão no IML

POSTADO ÀS 13:48 EM 12 DE Março DE 2010

Por falta de uma proposta efetiva, por parte do Governo do Estado, em relação à implementação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC) na Polícia Civil, os médicos legistas podem decretar a Operação Padrão nas atividades do Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro/Recife.

Segundo o presidente da Associação Pernambucana de Medicina e Odontologia Legal (Apemol), Carlos Medeiros, os profissionais e as demais categorias da polícia civil se empenharam nos últimos três anos na elaboração do PCC e cabe agora ao governo honrar seu compromisso, corrigindo distorções salariais existentes.

“Lamentamos que a contribuição dos legistas para o alcance das metas do tão propagado Pacto pela Vida não foi até aqui reconhecida e reiteramos nossa determinação de cobrar ao Governo Eduardo Campos a implementação do Plano” enfatizou.

Ele disse ainda que são necessárias medidas urgentes que contemplem as mínimas condições de trabalho para o efetivo exercício da atividade médico legal em Pernambuco.

A categoria se reúne nesta sexta-feira (12), às 17h, em Assembleia Geral no auditório do IML, bairro de Santo Amaro, para aprovar ou não a proposta da Operação Padrão.


PV estuda expulsar ministro da Cultura por apoio a Dilma

POSTADO ÀS 13:37 EM 12 DE Março DE 2010

Eduardo Scolese da Folha de S.Paulo

Um dia após o ministro Juca Ferreira (Cultura) ter pedido licença do PV para permanecer no governo e apoiar as candidaturas petistas à Presidência e ao governo da Bahia, integrantes da cúpula do partido passaram a estudar a sua expulsão. O tema será discutido em reunião da executiva da legenda, no mês que vem, segundo relato à Folha de integrantes do comando do PV.

A licença pedida pelo ministro foi uma reação ao pedido do PV para que ele deixasse a pasta até o final deste mês. "O partido vinha verificando que ele estava empenhado na candidatura da ministra Dilma", disse o vereador carioca Alfredo Sirkis (PV), um dos coordenadores da campanha da senadora Marina Silva (PV-AC) ao Planalto.

Outro incômodo da cúpula do PV foram as recentes declarações de Juca contrárias à candidatura do partido ao governo da Bahia, onde o ministro prefere apoiar a reeleição de Jaques Wagner (PT). No Estado, o PV terá como candidato o deputado federal Luiz Bassuma. "[Essa candidatura] foi a gota d'água", disse ontem o ministro da Cultura.

O pedido de licença, avaliam dirigentes do partido, foi uma forma encontrada pelo ministro para permanecer no ministério até 31 de dezembro e, além disso, apoiar Dilma e Wagner. Por isso, a expulsão passou a ser cogitada.

O ex-deputado Luciano Zica, que trocou o PT pelo PV, se coloca contrário à expulsão, mas afirma entender quem pensa dessa forma: "É legítimo. No mínimo, ele faltou com respeito à organização partidária na medida em que discutiu muito centrado na pessoa dele".

Para oferecer palanques para Marina na campanha presidencial, além da Bahia, o PV deve ter candidatos ao menos em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.

"Eu venho em um processo de divergência com o partido há mais ou menos quatro anos", afirmou Juca. Para ele, a filiação de Marina deixou o partido "mais conservador".

A decisão do ministro fez com que Lula mudasse sua agenda de ontem para prestigiá-lo. Até o início da tarde, não constava de seus compromissos a participação na Segunda Conferência Nacional de Cultura. À tarde, o petista incluiu visita ao Teatro Nacional.


Lula admite dificuldade de unir a base nos Estados e defende palanque único no PR

POSTADO ÀS 13:36 EM 12 DE Março DE 2010

colaboração para a Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu nesta sexta-feira que o governo tem encontrado dificuldade para unir partidos da base aliada no mesmo palanque em alguns Estados para a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata à Presidência da República.

"Eu sei perfeitamente que nem sempre é possível realizar nosso desejo, que é o de juntar no mesmo barco todo mundo que a gente respeita e admira. Às vezes, as realidades locais e o histórico de disputas passadas ou presentes falam mais alto", disse em entrevista ao jornal "Folha de Londrina".

O prejuízo com a disputa entre legendas aliadas, na visão do presidente, recai sobre a candidatura da ministra Dilma. Por isso, ele já sinalizou que a ministra poderá subir em dois palanques em alguns Estados.

Entretanto, no Paraná, por exemplo, a direção do PT rompeu aliança com o governador Roberto Requião (PMDB), para fortalecer a aproximação com o principal desafeto de Requião e pré-candidato ao governo do Estado, o senador Osmar Dias (PDT).

"Tenho grande admiração pelo companheiro Osmar Dias e, é claro, mantenho o apoio à aliança do PT com o PDT no Paraná", comentou Lula sobre o assunto, antes de ressaltar que ainda pretende levar a diante a dura missão de unir os três partidos no Estado.

"Temos feito um esforço de juntar todos os partidos da base aliada num palanque único em cada Estado. Assim, continuaremos a conversar com os partidos da base aliada no Paraná para a consolidação dessa aliança que, do meu ponto de vista, torna os partidos mais fortes e fortalece também a candidatura à Presidência da ministra Dilma", disse.

Disputa

O PT no Paraná anunciou no início do mês o rompimento da aliança Requião e entregou todos os cargos de confiança na administração do peemedebista. As relações entre os partidos estavam prejudicadas diante das frequentes declarações de Requião contra o PT, que procura um palanque forte no Paraná para a candidatura presidencial da ministra Dilma Rousseff (casa Civil).

Requião, que tem planos de candidatar-se ao Senado, sentiu ter sido alijado deste processo de articulação e passou a criticar os petistas. Ele chegou a acusar o ministro petista Paulo Bernardo (Planejamento) de tentar superfaturar uma obra ferroviária. O ministro nega e estuda processar Requião por crime de calúnia e difamação.

Com tudo isso, Requião volta suas articulações ao PSDB do prefeito de Curitiba, Beto Richa, pré-candidato ao governo e principal adversário de Osmar Dias, segundo as pesquisas. Ele também mantém conversas com o governador de São Paulo, o tucano José Serra, para formar palanque no Paraná a eventual candidatura presidencial do paulista.


Royalties: "O Rio confia em Lula", diz secretário Joaquim Levy

POSTADO ÀS 13:35 EM 12 DE Março DE 2010

JB Online

RIO - O secretário da Fazenda do Estado, Joaquim Levy, reafirmou a confiança de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defenda os interesses do Rio de Janeiro na questão da distruição dos royalties do pré-sal.

- O presidente Lula tem sido firme na sua posição e o Rio confia em Lula - afirmou em entrevista à Globonews, ao comentar a aprovação na Câmara dos Deputados da emenda ao projeto de lei que trata do regime de partilha e da distribuição dos royalties. Com a aprovação, o Estado do Rio, que recebe R$ 5 bilhões por ano, passará a receber apenas R$ 100 milhões, segundo cálculos do governador Sérgio Cabral.

- Temos confiança de que, no Senado, haverá mais serenidade na apreciação da questão. É preciso ter grandeza e lembrar que mais da metade dos recursos já vão para a União, que repassa para todos os estados. Mas Deus quis que o petróleo estivesse no Rio - destacou Levy.

O secretário frisou ainda a questão jurídica do tema.

- O estado que produz tem de ser compensado. É o que diz a Constituição. Não queremos ficar com tudo, mas o direito do Estado tem de ser defendido.

O deputado federal Maurício Rands (PT-PE), por sua vez, defendeu que os recursos sejam distribuídos de forma mais equitativa.

- Queremos que sejam contemplados municípios sem recursos. O modelo atual não é igualitário. A distribuição tem de ser mais justa, mas acredito que o debate tenha que ser feito com mais serenidade, mais diálogo - ponderou.

Rands também destacou a posição da maioria no Congresso.

- A aprovação do projeto é uma manifestação inequívoca da vontade da maioria. As regras atuais de distribuição dos royalties não vão continuar. O presidente Lula pode até vetar, mas espero que seja preservada a posição do Congresso, até porque o veto voltará a ser apreciado em plenário.


José Alencar comemora recuo de tumor e quer cadeira no Senado

POSTADO ÀS 13:34 EM 12 DE Março DE 2010

Portal Terra

BRASÍLIA - O vice-presidente José Alencar disse ontem que o câncer no intestino, que já o levou 15 vezes à mesa de cirurgia desde 1997, está recuando e que, se a saúde permitir, irá se candidatar em outubro. Ele afirmou que se sente bem e que, nos próximos dias fará novos exames para confirmar a melhora. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

- Quando terminar meu mandato terei 79 anos. Então, um cargo no Legislativo seria mais adequado. Tenho experiência no Senado, que é uma das casas do Legislativo, e tenho experiência no Executivo, pois sou vice-presidente há sete anos - afirmou Alencar.

- Todo mundo quer que eu me candidate, mas só aceitarei se estiver em (boas) condições de saúde -acrescentou.


Antes de inauguração de obra vetada, Lula critica fiscalização

POSTADO ÀS 13:10 EM 12 DE Março DE 2010

Evandro Fadel, da Agência Estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta sexta-feira, 12, em entrevista à Rádio Banda B, logo que chegou a Curitiba, a máquina fiscalizadora do Estado, reclamando que muitas vezes ela não permite que as obras aconteçam. "Sou favorável a toda e qualquer fiscalização que façam, até 24 horas, via satélite. Acontece que as coisas são complicadas. Muitas vezes as pessoas levantam suspeitas de uma obra, paralisa a obra e só depois da obra paralisada chega a conclusão que está correta. Quem paga o prejuízo da obra paralisada? Não aparece. O povo brasileiro paga porque não tem obra", disse.

Segundo ele, é preciso encontrar "novos mecanismos" de fiscalização. "Temos uma máquina de execução frágil e mal remunerada e temos uma máquina de fiscalização altamente modernizada. Há um descompasso e é preciso um ajuste para as obras poderem andar." As palavras de Lula foram ditas antes de ele chegar à Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, onde inaugura a primeira etapa das obras de modernização e ampliação, que devem se encerrar somente em 2012.

Principal obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Paraná, o Repar foi uma das quatro obras da Petrobras que o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou que fossem impugnadas. Em 2009 o TCU apontou problemas em 19 dos 52 contratos da refinaria. Os editais do empreendimento, que deve receber investimento de 5,4 bilhões da Petrobrás até 2012, teriam restringido a competitividade e os contratos apresentariam indícios de superfaturamento, segundo o tribunal.

A decisão do TCU foi incluída na Lei Orçamentária para 2010, que recebeu o veto do presidente, garantindo a continuidade da obra. No dia 10 de fevereiro, a Câmara dos Deputados aprovou os vetos do presidente à Lei Orçamentária, sacramentando a decisão.


Polícia de SP prende suspeito de matar cartunista Glauco

POSTADO ÀS 13:02 EM 12 DE Março DE 2010




Talita Bedinelli da Folha de S.Paulo

Um dos homens apontados como responsáveis pelo assassinato do cartunista Glauco foi preso na manhã desta sexta-feira, segundo Ricardo Handro, advogado do cartunista. Glauco e o filho foram assassinados a tiros durante a madrugada, em Osasco (Grande São Paulo).

O preso, de acordo com Handro, é Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, 24, conhecido como Cadu. O preso aparentava estar drogado e era conhecido da família. Ele havia frequentado a igreja Céu de Maria --fundada por Glauco há cerca de 15 anos--, mas estaria afastado dos cultos. A polícia ainda não deu detalhes sobre a prisão.

Mais cedo, a polícia havia informado que uma testemunha havia reconhecido um dos criminosos. Três homens teriam participado da ação.

As circunstâncias da morte ainda são contraditórias. De acordo com informações de Handro, o cartunista negociou e iria sair de casa com os criminosos, aparentemente para sacar dinheiro, deixando a mulher e os filhos em casa. Apesar disso, um dos filhos do cartunista chegou à residência no momento em que deixavam o local. Houve discussão com os assaltantes, que atiraram e mataram pai e filho.

Já o boletim de ocorrência não fala em em tentativa de assalto, e a Polícia Civil registrou o caso como "homicídio simples".

Carreira

Nascido em Jandaia do Sul, interior do Paraná, Glauco começou a publicar suas tirinhas no "Diário da Manhã", de Ribeirão Preto, no começo dos anos 70.

Em 1976, foi premiado no Salão de Humor de Piracicaba e, no ano seguinte, começou a publicar seus trabalhos na Folha de maneira esporádica. A partir de 1984, Glauco passou a publicar suas tiras regularmente no jornal.

Entre seus personagens estão Geraldão, Cacique Jaraguá, Nojinsk, Dona Marta, Zé do Apocalipse, Doy Jorge, Ficadinha, Netão e Edmar Bregman, entre outros.

Em 2006, ele lançou o livro "Política Zero", reunião de 64 charges políticas sobre o Governo Lula publicadas na página 2 da Folha.

Glauco também era líder da igreja Céu de Maria, ligada ao Santo Daime e que usa a bebida feita de cipó para fins religiosos.

Leia mais


Investigados no mensalão do DEM teriam movimentado R$ 2,7 bilhões

POSTADO ÀS 12:47 EM 12 DE Março DE 2010

Portal Terra

BRASÍLIA - Pelo menos R$ 2,7 bilhões considerados suspeitos pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), ligado ao Ministério da Fazenda, foram movimentados por 10 pessoas investigadas por suspeita de participação no mensalão do DEM - suposto esquema de pagamento de propina a políticos do Distrito Federal que seria coordenado pelo governador afastado e preso, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM).

As movimentações ocorreram entre junho de 2004 e 23 de dezembro de 2009 - data do último relatório do conselho. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo a reportagem, foram gerados 26 relatórios de operações consideradas atípicas pelo Coaf, como saques em espécie acima de R$ 10 mil e transações superiores a R$ 100 mil ocorridas em centenas de agências de diversas instituições financeiras. O jornal afirma que, mesmo após a deflagração da operação Caixa de Pandora, que investigou o mensalão do DEM, em 27 de novembro do ano passado - o relatório do conselho de 23 de dezembro indica R$ 240,4 milhões em operações atípicas.


Telefônica lidera reclamações dos consumidores em 2009, diz Procon-SP

POSTADO ÀS 12:34 EM 12 DE Março DE 2010

Giuliana Vallone da Folha Online

Telefônica, Itaú, Eletropaulo, Sony Ericsson e TIM lideraram as reclamações dos consumidores em 2009, segundo ranking divulgado pela Fundação Procon-SP nesta sexta-feira. A lista contém apenas demandas de consumidores que não foram solucionadas e geraram abertura de processos no órgão.

A pesquisa mostra que as empresas de telefonia e energia elétrica são responsáveis por quase metade (49%) do total de reclamações. O que, segundo o Procon, revela que, atuando praticamente sozinhas no mercado, essas empresas não estão conseguindo solucionar os problemas de seus clientes.

A Telefônica mais uma vez se destacou entre elas, mantendo-se na liderança do ranking pelo quarto ano seguido.

Outro destaque é o setor de instituições financeiras, que possui quatro empresas entre os 10 primeiros colocados: Itaú, Bradesco, Unibanco e Banco Ibi.

De um total de 533.805 atendimentos feitos pelas empresas no ano passado, 41.685 se transformaram em reclamações por não terem solucionado o problema dos consumidores. Ao todo, foram alvo de processo por parte dos clientes 2.925 empresas.

O ranking deste ano é bastante similar ao apresentado pelo Procon-SP em 2008. Entre os dez primeiros colocados, apenas a empresa de telefonia celular Claro e o banco Ibi são novidades, substituindo Gradiente/Philco e a Brasil Telecom.

"Essa semelhança entre os rankings mostra que o atendimento aos clientes não tem sido adequado nestas empresas", disse o secretário de Justiça de São Paulo, Luiz Antonio Marrey. Para ele, a única solução para fazer com que as empresas prestem mais atenção ao atendimento seria aumentar as sanções pecuniárias contra elas.

"É preciso que órgãos como o Ministério Público proponham cada vez mais ações contra essas empresas para que o ônus do mau atendimento fique insuportável", disse Marrey.

Outro lado

Em nota, o Itaú lembrou que, em 2009, "concentrou amplos esforços para o início e a continuidade do processo de fusão" com o Unibanco e acrescentou que, a partir do segundo semestre, houve redução no número de reclamações de aproximadamente 5% em relação ao volume total do ano anterior, "mostrando que estamos no caminho certo".

"Temos, no entanto, a absoluta convicção de que temos que melhorar a qualidade de nossos serviços", completou a nota.

A Sony Ericsson informou, também em nota, que, "apesar dos resultados serem reflexos de situações pontuais enfrentadas" no ano passado, houve redução de 60% nas reclamações em dezembro ante julho.

A empresa acrescentou ainda que "tem feito esforços contínuos na melhoria do atendimento", o que inclui aumentar "em três vezes o número de assistências técnicas exclusivas, reduzindo o tempo de atendimento".


Ciro diz que se prepara há 12 anos para ser presidente

POSTADO ÀS 12:24 EM 12 DE Março DE 2010

De O Globo:

O deputado Federal Ciro Gomes (PSB-CE) disse nesta sexta-feira, em entrevista à rádio CBN, que quer ser presidente da República porque tem um projeto muito bom para o Brasil.

- Meu desejo é colocar o Brasil num projeto nacional de desenvolvimento. É para isso que estou me preparando há 12 anos.

Ciro Gomes reafirmou ainda não ter pretensão de se candidatar ao governo de São Paulo e que não tem mais desejo de ser deputado.

- Nunca mais vou ser deputado na vida. Não tenho mais paciência de passar nove horas conversando fiado e não fazendo nada pela vida de ninguém - disse.

Ciro Gomes ressaltou ter na eleição deste ano sua melhor condição, acrescentando que o PSB é, hoje, o partido emergente no país, com grandes chances de eleger governadores em diversos estados, como o RS, MT, Amapá, Oiauí, Ceará, Paraíba, Espírito Santo e Pernambuco.


Testemunha reconhece assassino de cartunista; criminosos teriam usado drogas

POSTADO ÀS 11:58 EM 12 DE Março DE 2010

da Folha Online

Uma testemunha dos assassinatos do cartunista Glauco Villas Boas, 53, e de seu filho Raoni Pires Villas Boas, 25, afirmou à polícia que conhecia um dos criminosos, segundo informações da SSP (Secretaria de Segurança Pública). Apesar disso, ninguém havia sido preso até o final da manhã desta sexta-feira.

O cartunista e seu filho foram mortos a tiros por volta da 0h de hoje em uma tentativa de assalto na casa em que moravam, no bairro Jardim Três Montanhas, em Osasco (Grande São Paulo). A residência foi invadida por três homens que pareciam estar sob efeito de drogas.

De acordo com informações de Ricardo Handro, advogado de Glauco, o cartunista negociou com os criminosos e iria sair de casa com a dupla, aparentemente para sacar dinheiro, deixando a mulher e os filhos em casa. Apesar disso, um dos filhos de Glauco chegou à residência no momento em que deixavam o local. Houve discussão com os assaltantes, que atiraram e mataram pai e filho.

O cartunista e seu filho chegaram a ser socorridos por testemunhas e encaminhados para o Hospital Albert Sabin, em São Paulo, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.

O caso foi registrado no 1º DP de Osasco e será encaminhado para o 7º DP da cidade, segundo informações da Polícia Civil. Por volta das 9h, o corpo do cartunista permanecia no IML (Instituto Médico Legal) de Osasco. A polícia não soube informar se algo foi roubado da residência de Glauco.

Carreira

Nascido em Jandaia do Sul, interior do Paraná, Glauco começou a publicar suas tirinhas no "Diário da Manhã", de Ribeirão Preto, no começo dos anos 70.

Em 1976, foi premiado no Salão de Humor de Piracicaba e, no ano seguinte, começou a publicar seus trabalhos na Folha de maneira esporádica. A partir de 1984, Glauco passou a publicar suas tiras regularmente no jornal.

Entre seus personagens estão Geraldão, Cacique Jaraguá, Nojinsk, Dona Marta, Zé do Apocalipse, Doy Jorge, Ficadinha, Netão e Edmar Bregman, entre outros.

Em 2006, ele lançou o livro "Política Zero", reunião de 64 charges políticas sobre o Governo Lula publicadas na página 2 da Folha.

Glauco também era líder da igreja Céu de Maria, ligada ao Santo Daime e que usa a bebida feita de cipó para fins religiosos.


Em artigo, arquiteta diz que shopping na Tamarieira é loucura

POSTADO ÀS 11:40 EM 12 DE Março DE 2010


Foto: Chico Ludermir

Por Luciana Raposo

Arquiteta e gestora ambiental
lu@lucianaraposo.arq.br

Semana passada tive uma prova de paciência e equilíbrio zen ao atravessar a nossa cidade de carro quando voltava, esbaforida, do shopping Guararapes até minha casa no Rosarinho.

Neste percurso de quase 2h, vim conversando com Carmen sobre o caos do trânsito, o desperdício de tempo, dinheiro, poluição e da possibilidade de um dia eu precisar me mudar daqui para poder ter o direito de ir e vir sem estresse, porque do jeito que a coisa vai, sinceramente, eu acho que em 5 ou 10 anos, o Recife vai parar.

Após a maratona, fomos para a reunião do movimento Amigos da Tamarineira e fiquei passadaaaaaaaaaaaaa com o que vi e ouvi. Primeiro porque descobri que morei mais de 10 anos na rua do Hospital e nunca soube bem o que era, como funcionava e como era por dentro.

Cheguei lá por um caminho entre árvores, estacionei em terra batida e me dirigi ao auditório passando por um complexo de belíssimos edifícios em estilo eclético cercado por imensas árvores e um verdadeiro bosque ao fundo que nem dava para ouvir o barulho dos carros na avenida, no máximo alguns insetos e a cantoria de um enfermo que vinha lá do 1° andar.

Além das instalações, surpreendente foram os depoimentos de alguns dos mais de 50 participantes do encontro, isso porque mesmo me considerando simpatizante do movimento, não fazia idéia de como as coisas estavam realmente acontecendo.

E aí me perguntei: “Como pode numa sociedade tão globalizada e cibernética ainda estarmos tão sem noção dos fatos que acontecem em baixo do nosso nariz?”

Como todos sabem, o Hospital da Tamarineira está, de novo, prestes a virar um shopping. A propósito, “shopping ecológico” (dá para conceber??? ).
Fotos mostram metralha sendo despejada na área da Tamarineira

Nenhum comentário: