quarta-feira, 17 de março de 2010

MAGNO MARTINS 17/03/10

Pesquisa CNI/Ibope: Serra 35%; Dilma 30%; Ciro 11%; Marina 6%

Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope divulgada nesta quarta-feira (17) sobre as intenções de voto para presidente da República aponta o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), com 35% da preferência do eleitorado, contra 30% da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) tem 11%. A senadora Marina Silva (PV-AC) aparece com 6%.

A diferença entre o governador e a ministra diminuiu de 21 pontos percentuais, no levantamento anterior, divulgado no início de dezembro, para cinco pontos agora. Em dezembro, Serra aparecia com 38% das intenções de voto, contra 17% de Dilma Rousseff, 13% de Ciro Gomes e 6% de Marina Silva.

Para a pesquisa divulgada nesta quarta, 2002 pessoas foram entrevistadas em 140 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança estimado é de 95%.

Com Aécio

Em outro cenário, com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), no lugar de Serra, Dilma assume a liderança com 34% das intenções de voto, contra 21% de Ciro, 13% de Aécio e 8% de Marina. Brancos e nulos são 14%. O percentual de eleitores que não responderam foi de 9%.

A CNI/Ibope também simulou a intenção de voto em dois quadros sem Ciro Gomes. No primeiro, Serra tem 38%, contra 33% de Dilma e 8% de Marina. Nesse cenário, brancos e nulos somam 12%, e eleitores que não responderam, 8%. Em outra simulação, desta vez com o governador mineiro, Dilma tem 39% das intenções de voto e é seguida por Aécio, com 18%, e Marina, com 12%. Brancos e nulos são 19%. Doze por cento dos eleitores não responderam.

O menor índice de rejeição é o do governador José Serra: 25% dos entrevistados disseram que não votariam nele de jeito nenhum para presidente. Esse percentual era de 29% na última pesquisa. Em relação a Dilma Rousseff, o índice de rejeição caiu de 41% em dezembro, para 27% agora. Ciro tinha rejeição de 33% e agora é rejeitado por 28% dos entrevistados.(Informações do portal G1)



17/03/2010
Alencar é homenageado pelo jornal O Globo

O Presidente da República em exercício, José Alencar, será homenageado nesta noite com o prêmio Faz Diferença, na categoria “País”, oferecido pelo jornal O Globo. O Prêmio, que está na 7ª edição, é uma homenagem aos brasileiros que mais se destacaram em 2009 e contribuíram, por meio do seu trabalho, de suas iniciativas ou de seu exemplo para transformar o Brasil em um país melhor. A cerimônia será realizada no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro (RJ), às 20h.

O prêmio Faz Diferença é oferecido em 16 categorias. As pessoas ou instituições são escolhidas por um júri formado por profissionais das diversas editorias do jornal O Globo, por voto popular e pelos vencedores dos anos anteriores. Os premiados desta edição, por categoria, são: País (José Alencar); Rio (José Mariano Beltrame); Economia (Banco Central); Economia/Desenvolvimento do Rio (Iesa Óleo & Gás); Esporte (César Cielo); Razão Social (Rede Megamatte); Mundo (Luiz Carlos da Costa e Gabriel Buchmann); Ciência/História (Osmar Pinto Júnior); Megazine (Jovens Talentosos); Ela/Moda (Irmãos Campana); Segundo Caderno/Música (Roberto Carlos); Prosa & Verso (Instituto Moreira Salles); Segundo Caderno/Teatro (Fernanda Montenegro); Segundo Caderno/Cinema (Daniel Filho); Revista O Globo (D.Izabel de Santana do Araçuaí) e Revista da TV (Aline Moraes).

Além destas categorias, o Globo também premia a “Personalidade do Ano', eleita por um júri especial. O homenageado desta edição é João Havelange, por sua contribuição para que o Rio de Janeiro conquistasse o direito de sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.



17/03/2010
Na Cisjordânia, Lula inaugura a Rua Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quarta-feira na cidade de Ramallah, na Cisjordânia, de uma cerimônia para batizar como Rua Brasil a via que fica em frente a sede da Autoridade Nacional Palestina.

"Esse gesto sinaliza o carinho que o povo palestino tem pelo povo brasileiro", disse o líder brasileiro. A rua Brasil está localizada a poucos metros do mausoléu onde está enterrado Yasser Arafat, morto em novembro de 2004.

Lula depositou flores no túmulo do fundador do Fatah(foto), também considerado o pai do movimento nacionalista palestino. A rua possui dois quilômetros de extensão e liga o local onde está sepultado Arafat à cidade de Al-Bireh.

"Primeiro vem a rua, depois os investimentos, depois um ponto de encontro entre o povo palestino e o Brasil", declarou Lula. O presidente brasileiro prometeu empenho no processo de paz entre israelenses e palestinos, dizendo que "o Brasil fará tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar o povo palestino". As informações são da BBC Brasil.



17/03/2010
Plataforma de Salgueiro levará nome de Miguel Arraes

A partir de uma iniciativa do deputado Airinho, do PSB, a Assembleia aprovou, ontem , um projeto de lei denominando a Plataforma Logística Agroindustrial Multimodal, que será construída em Salgueiro, de Plataforma Logística Multimodal Miguel Arraes de Alencar. A unidade faz parte da obra da Ferrovia Transnordestina e é uma zona delimitada, no interior da qual se exercem as atividades relativas ao transporte, à logística e à distribuição de mercadorias, informou o site da Alepe.




17/03/2010
"Dilma a candidata do Lula” é tendência, diz instituto
Alvo de polêmica por colocar “Dilma, a candidata do Lula”, num dos discos com os quatro candidatos, o Instituto Mapear, do Rio de Janeiro, explica tratar-se de “pesquisa de tendência”, já testada antes com Fernando Henrique Cardoso influenciando José Serra. Fundador do Mapear, em 2009, Cláudio Gama, ex-Ibope, diz que “só quis testar se o apoio de Lula transfere voto”. Deu empate técnico: Dilma com 22%, Serra com 26%, informou o site de Cláudio Humberto.


17/03/2010
Comissão vota reformulação de Código Penal
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deve votar hoje a reformulação do Código de Processo Penal (CPP). A proposta sugere o processo penal do tipo acusatório, a garantia do sigilo da investigação e a preservação da intimidade dos envolvidos. A sessão está marcada para as 10h.

O relator do texto, senador Renato Casagrande (PSB-ES), diz que a reforma tem como objetivos sintonizar o CPP com a Constituição Federal de 1988, estabelecer definições e tarefas claras para os diferentes operadores da Justiça, agilizar o processo penal e limitar o número de recursos.

A CCJ também pode decidir hoje se deve passar a constar da Constituição norma que assegura a inclusão de período de estágio e de estudos custeados por bolsas na contagem de tempo necessário à concessão da aposentadoria e demais benefícios previdenciários, informou a ABR.




17/03/2010
Coluna de hoje na Folha

Eduardo reprova Ciro

Numa conversa, ontem, em Caruaru, com este colunista, o governador Eduardo Campos reprovou o vocabulário usado pelo presidenciável Ciro Gomes no trato com o PT de São Paulo. “Quem quer abrir uma janela não recorre à tamanha grosseria”, observou, adiantando que, no seu entender, Ciro fechou definitivamente as portas para um entendimento, caso realmente deseje disputar o governo paulista.

Eduardo garante que não partiu dele a sugestão para Ciro transferir o domicílio eleitoral para São Paulo. “A ideia foi do presidente Lula, mas não fechamos nenhum tipo de acordo para ele sair candidato em São Paulo”, acrescentou. Eduardo evita comentar a situação de Ciro e quando toca no assunto usa as palavras de forma muito comedida.

Não quer passar a impressão de que está trabalhando nos bastidores a retirada do socialista do páreo presidencial, o que mais cedo ou mais tarde acabará ocorrendo, porque Lula já deixou claro que não aceita divisão na sua base. O governador embarca, hoje, para Brasília.

Diz que sua agenda está relacionada a negociações para garantir a aprovação da partilha do pré-sal no Senado, mas é bem provável que encontre um tempinho para conversar com o próprio Ciro. Na ocasião, o advertirá que o método adotado por ele, de agredir e ferir as pessoas e os partidos, o deixará ainda muito mais isolado na base governista.

EVENTO ESVAZIADO– Não foi como o Governo esperava a audiência pública sobre a adutora do Agreste, em Caruaru. Dos 60 prefeitos convidados apareceram apenas 28. O público previsto, de 2,5 mil pessoas, ficou reduzido a 800. Quando o governador falou e deixou o recinto, praticamente todos os prefeitos saíram em revoada e na plateia apenas uns gatos pingados. O local – o auditório do SESC - também não ajudou. Fica ao lado da feira da sulanca, cujo acesso foi um vexame.

O beato Sebá - Embora cantor e festeiro, o secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, o Sebá, para os íntimos, é um católico fervoroso, daqueles que rezam o terço todos os dias e não perde uma missa. No seu carro pode faltar tudo, menos o terço e o crucifixo. Tem, assim, comportamento e perfil de um verdadeiro beato.

Prefeitos preferem Humberto - Vários prefeitos que estiveram, ontem, em Caruaru, para participar da audiência em torno da adutora do Agreste, sinalizaram que torcem, em reserva, para que o PT escolha o secretário de Cidades, Humberto Costa, para concorrer ao Senado. “Isso não depende de nós, mas não podemos negar que Humberto tem a nossa preferência”, disse o prefeito de Bonito, Rui Barbosa.

Bancada pedetista - O prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT) disse, ontem, que o seu partido tende a fazer três deputados estaduais e que o presidente da Assembleia, Guilherme Uchôa, terá uma votação acachapante. Ele acha que o provável crescimento da bancada pedetista se deve ao trabalho e as interferências de Uchôa.

Prefeita ameaçada - O TRE devolveu, ontem, para o juiz de Pesqueira, uma das peças do processo de cassação da prefeita Cleide Oliveira, que trata da distribuição de cestas básicas durante o período eleitoral. Na visão do desembargador Ademar Rigueira, a acusação tem que ser avaliada e julgada pelo juiz da comarca, André Carneiro.

Curtas

NOVO ICMS – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura (PSB), não se cansa de elogiar a repartilha do ICMS promovida pelo governador em cima dos mais ricos. Seu município, que recebia apenas R$ 40 mil, mais que duplicou, chegando a R$ 90 mil.

FAZ TRÊS– Nas previsões do prefeito de Caruaru, José Queiroz, o PDT elege, pela ordem, os seguintes candidatos a deputado estadual: Guilherme Uchôa, Pedro Serafim Neto, Josafá Botafogo e Alberto Salazar. “Isso graças ao trabalho de Uchôa”, diz.

TORCIDA– Presente, ontem, a audiência da Adutora do Oeste, em Caruaru, o presidente da Codeam, Eudson Catão, também confirmou que entre os prefeitos do Agreste Meridional existe uma torcida pela candidatura de Humberto Costa ao Senado.

'A pessoa sábia está sempre ansiosa e pronta para aprender'. (Provérbios 18-15)



17/03/2010
Eduardo amplia ''pescaria'' entre prefeitos oposicionistas
A passagem de Eduardo Campos (PSB) por Caruaru, na manhã de ontem, quando foi realizada a audiência pública para discussão do projeto da Adutora do Agreste, reuniu mais de 30 prefeitos. A maioria dos presentes declarou apoio à candidatura do governador, mas alguns ainda esperam uma definição dos lideres da oposição para se posicionarem. Porém, nenhum deles, seja de partido oposicionista ou não, descartou a possibilidade de apoiar o socialista na campanha ao Palácio.

O prefeito de Alagoinha, Maurílio de Almeida, que em 2006 pertencia ao PFL, hoje DEM, era contra Eduardo Campos. Mas atualmente Almeida é filiado ao PTB e garante total apoio ao governador de Pernambuco.

No grupo dos prefeitos que estão aguardando o posicionamento dos líderes da oposição está Ozano Brito (PSDB), de Gravatá. Ontem em Caruaru o tucano disse ter uma relação amistosa com o governador, mas espera que neste ano ela fique ainda mais estreita. “Minha relação com Eduardo Campos sempre foi amistosa, até porque ele é governador de todo os Estado. Porém, neste momento estamos comprometidos com a ideia do senador Sérgio Guerra. Mas na política não existe a falta de possibilidade. Estamos aguardando que o senador Jarbas Vasconcelos confirme a candidatura para o Governo de Pernambuco”, admitiu Brito.

(Informações da Folha de Pernambuco - Diego Mendes - Foto de Júnior Finfa)



17/03/2010
PT: João da Costa "escanteado" de negociações sobre o Senado

Da Folha de Pernambuco - Marileide Alves

Embora comande a principal prefeitura pernambucana, a do Recife, João da Costa (PT) tem sido “escanteado” do processo de discussão sobre a disputa interna entre o ex-prefeito João Paulo e o secretário das Cidades, Humberto Costa, pela indicação do partido para a vaga do Senado na chapa encabeçada pelo governador, Eduardo Campos (PSB). “A conversa está se resumindo aos dois”, reclamou o gestor, ontem, ao ser questionado sobre a expectativa de um entendimento no próximo encontro dos correligionários.

“Eu não posso opinar se a conversa ficar só com os dois. Então, a medida em que o partido e todo mundo for informado do teor das conversas, vou poder opinar. Mas não vou opinar de uma conversa que eu não tenho informação sobre ela”, reclamou João da Costa. Ele sequer foi avisado da reunião que João Paulo terá com o seu grupo político, o Campo de Esquerda Unificado (CEU), na próxima segunda-feira, às 8h30, mesmo sendo uma das lideranças do agrupamento. “Se está programada e essa é a pauta, também não posso opinar porque não estou sabendo. Eu nem fui convocado para a reunião, nem estou sabendo da pauta”, disse.



17/03/2010
Minc admite: reduzir royalties prejudica projetos ambientais

Clique para ampliar

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, advertiu ontem que a redução dos recursos de royalties do Rio de Janeiro vai inviabilizar a maioria dos projetos ambientais do estado, inclusive os compromissos assumidos para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Ele citou os programas de despoluição da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá e a recuperação da Baía de Sepetiba como alguns dos prejudicados. Além disso, o ministro lembrou que os royalties são uma garantia para contornar eventuais desastres ambientais próximos a áreas de produção:

— O que posso dizer, com intranquilidade, é que se aprovarem essa emenda acabam os programas de área ambiental do Rio — disse.

(Informações de O Globo)




17/03/2010
''Arruda continua governador'', garante sua advogada

Foto: Mary Leal/GDFA advogada Luciana Lóssio, que defendeu José Roberto Arruda no julgamento do Tribunal Regional Eleitoral, nesta terça-feira, disse que ele 'continua governador'. O TRE-DF decidiu, por quatro votos a três, deferir pedido de perda de mandato contra Arruda, por desfiliação partidária. O governador afastado desfiliou-se do DEM em dezembro passado.

'A jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral é no sentido de aguardar o julgamento dos embargos, nos casos de cassação de mandato de governador. E eu espero e confio que se aguarde o julgamento dos embargos', disse.

Na análise da advogada, Arruda só perderia o cargo após o julgamento dos recursos no TRE-DF. 'Ele continua governador', afirmou. Luciana Lóssio afirmou que ainda estudará quais os próximos passos da defesa. 'Em regra, temos que entrar com embargo de declaração desta decisão. Entendemos que a execução não é imediata', disse. 'A depender das medidas a serem adotadas pela Câmara Legislativa, estudaremos a possibilidade de recurso ao TSE também, concomitante aos embargos que serão opostos no TRE.' (Informações do portal Terra)



17/03/2010
Mensalão: Lula, réu ou não? eis a questão

Mônica Bergamo - Folha de S.Paulo

O ministro Joaquim Barbosa, relator do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), dividirá com os outros colegas da Corte uma das decisões mais polêmicas do caso: a de incluir o presidente Lula como réu no processo.

O pedido já foi feito reiteradas vezes por advogados do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), que denunciou o pagamento de mesada aos parlamentares e acabou sendo ele próprio denunciado. O argumento é o de que, como vários ministros do governo foram acusados de participar do esquema, isso indicaria a co-participação do presidente.

Até agora, Barbosa negou os pedidos dos advogados, já que o própria procuradoria-geral, que denunciou o mensalão ao Supremo, excluiu o presidente do processo. O ministro, no entanto, acha mais apropriado que a decisão final seja tomada por todos os ministros. Ele deve levar a questão ao plenário na próxima quinta.


17/03/2010
Campanha: FHC também levou Serra a inauguração

jose_serra_alckmin_fhc.jpgHá oito anos, o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) também carregou José Serra (PSDB), seu candidato à sucessão e ex-ministro, para eventos do governo federal. Em 14 de abril de 2002, quando Serra já havia deixado o Ministério da Saúde de FHC, mas antes de ser oficialmente declarado candidato pela convenção do partido, ambos estiveram na inauguração do trecho oeste do Rodoanel Mario Covas, ao lado do então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Em seu discurso, Fernando Henrique fez elogios à 'gestão enérgica' de Serra no ministério, especialmente sobre o desempenho do Programa Saúde da Família, e fez um apelo para que os presentes votassem no tucano.'O povo há de entender também que a continuidade do caminho do progresso é essencial para que nossos filhos e netos possam usufruir de um Brasil melhor. Confio em que o povo de São Paulo vai continuar sabendo escolher, como sempre soube, os seus dirigentes e que o que estamos fazendo é apenas um começo, não é um interregno. Terá continuidade, pelo bem do Brasil', afirmou.(Informações da Folha de S.Paulo)



17/03/2010
Campanha: Dilma poderá seguir Lula mesmo após deixar governo

A Advocacia-Geral da União deu ontem parecer favorável à participação da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, em inaugurações e cerimônias oficiais ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo depois que ela sair do governo, no fim do mês. Segundo a AGU, Dilma poderá comparecer a esses eventos até julho, quando deverá ser oficializada candidata.

O comando da campanha da petista, que planejava uma agenda de viagens e eventos partidários para Dilma nos próximos dois meses, agora mesclará esses compromissos e as aparições dela em atos oficiais como convidada de Lula.
Dilma deverá deixar a Casa Civil nos próximos dias 29 ou 30. Como o prazo para registro de candidaturas é no início de julho, haverá uma espécie de vácuo no qual ela não será mais servidora nem candidata.

A pré-candidatura é algo informal perante a legislação eleitoral. Daí, segundo entendimentos do TSE e da AGU, Dilma poder participar de atos oficiais -o que fica proibido depois de feito o registro.(Informações da Folha Online)



17/03/2010
Lambanças e trapalhadas: são muitas para um governo só

Estarrece todo mundo a lambança dessa viagem do Lula ao Oriente Médio, onde não deveria ter sido. Senão agressões, vem recebendo farpas sucessivas das autoridades e da imprensa de Israel, menos por ter recusado comparecer ao túmulo de Theodoro Hertz fundador do sionismo, mais por pregar o diálogo entre aquele país e o Irã. O ministro de Relações Exteriores dos anfitriões negou-se a comparecer à sessão do parlamento que recebeu o visitante, além de haver faltado ao encontro do Lula com o primeiro-ministro e ao jantar em sua homenagem. O primeiro-ministro comparou Maradona a Pelé, e o presidente da República chamou o presidente brasileiro de o “novo César”. O presidente do Legislativo israelense disse que ter relações com o Irã é dar legalidade a assassinos, e a líder da oposição acentuou ser sinal de fraqueza não concordar com sanções aos iranianos.

Essa confusão deve-se ao assessor presidencial Marco Aurélio Garcia, defensor da visita a Israel e Palestina, o mesmo responsável por ruídos em nossas relações com a Bolívia e o Equador, pelo diagnóstico do Lula de que os dissidentes cubanos são bandidos, pela ausência do presidente na posse do conservador novo presidente do Chile e pelo apoio do Brasil ao ex-presidente de Honduras, candidato frustrado a ditador daquele país. Não é pouco, em termos de trapalhadas.

(Carlos Chagas)



Escrito por Magno Martins, às 04h20

Nenhum comentário: