quinta-feira, 18 de março de 2010

CARLOS BRITTO 18/03/10

Trabalhos de insfraestrutura são avaliados em reunião

quinta-feira, 18/03/2010

reuniao_germano_e_minussiA avaliação dos trabalhos de infraestrutura, realizados na cidade de Petrolina, foi o tema principal da reunião, realizada hoje (18) pela manhã, com os secretários municipais de Infra-estrutura, Nelson Minussi, e de Ordem Pública, Germano Pordeus, além de representantes da caixa econômica e de algumas construtoras.

Algumas ações prioritárias também foram analisadas. Segundo Minussi, uma das metas é ampliar às obras no Alto da Boa Vista, a partir da pavimentação de ruas. Os trabalhos no bairro devem ser agilizados nas avenidas Sete de Setembro e Integração


quinta-feira, 18/03/2010

Reativação do projeto Amigo do BairroNa noite da última quarta-feira (16) aconteceu uma reunião no Auditório Florêncio de Barros, no Centro de Convenções de Petrolina, objetivando alinhar as ações da reativação do projeto “PM Amigo do Bairro”.

O projeto tem a finalidade de implementar medidas que venham aproximar ainda mais a Polícia Militar das comunidades. Policiais Militares possuidores do perfil para desempenhar a atividade, foram indicados para serem os elos entre as Lideranças Comunitárias e o Comando do Batalhão.

O Policial Militar amigo do bairro será responsável pela realização de reuniões mensais com as comunidades da localidade a que atende, ouvindo os seus anseios no que se refere ao serviço de segurança pública. Além disso, o PM mapeará o bairro, indicando pontos de venda de bebidas alcoólicas a menores, de prostituição e da prática de outros delitos. Também serão desenvolvidos trabalhos preventivos, através da realização de palestras com temas relacionados ao consumo de drogas, álcool, violência sexual e lei Maria da Penha.

Há cerca três anos, projeto semelhante havia sido implantado no município e levava o nome de “Padrinho do Bairro”. Com o passar do tempo, mudanças aconteceram na sociedade e na sua forma de pensar, requerendo que o projeto fosse reestruturado e adaptado à nova realidade, inclusive, passou a ter uma nova denominação: “Amigo do Bairro”.

Com informações e foto do 5º BPM

Detentos da penitenciária de Petrolina fabricam bolas

quinta-feira, 18/03/2010

bolas da penitenciariaOs detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, em Petrolina, participam de ações que visam à profissionalização para não voltarem a reincidir na criminalidade. Para isso diversificam-se as atividades existentes na unidade, como padaria, lavanderia, oficina mecânica e marcenaria, cozinha, escola, e os presos do regime semi-abertos que já trabalham na limpeza pública da prefeitura.

Com o objetivo de inovar estas atividades e ressocializar os detentos, o supervisor de Laborterapia e Educação da penitenciária, Carlos Odair da Luz Sá, instituiu a fábrica de bolas. “Estamos fazendo o nosso melhor para que em vez de bandidos reinseridos na sociedade, tenhamos cidadãos ressocializados e profissionais com alguma expectativa de vida no seu regresso à sociedade, coisa que antes não tinham”, destacou.

As bolas são vendidas a preços mais acessíveis. As pessoas interessadas em adquirir o produto podem ligar para a penitenciária no número (87)3866-6638.

Fernando Filho diz que prefeito de Petrolina se apodera de programas federais

quinta-feira, 18/03/2010

Fernando Filho BlogO deputado Fernando Filho criticou na última terça feira (16), em discurso na Câmera Federal, a atuação da Prefeitura de Petrolina, “que de forma inusitada planta notícias e matérias nos jornais da cidade e da região, sobre assinaturas de convênios para a construção de casas com recursos da Caixa Econômica Federal, sugerindo tratar-se de obra da própria Prefeitura, quando, na verdade, a iniciativa integra programa habitacional promovido pelo governo federal“.

De acordo com o deputado, o Programa de maior visibilidade, implantado pelo governo federal em 2009, é o Minha Casa, Minha Vida, que se destina à construção de imóveis residenciais para famílias com renda mensal de até: 1º segmento – de zero a três salários; 2º segmento – de três a 6 salários; 3º segmento – de seis a dez salários.

Diante disso os Estados e Municípios foram convocados a participar dessa importante iniciativa, para contribuir na alocação de terrenos e na administração do programa, fazendo, por exemplo, o devido cadastramento

das famílias a serem beneficiadas.

Porém Fernando Filho afirma que algumas administrações municipais, como por exemplo, a prefeitura de Petrolina, apresentam-se, como se fossem autoras dos empreendimentos, “fazendo publicidade ostensiva, com o objetivo de angariar credibilidade junto à população“.

É absolutamente estranha e até desrespeitosa para com a população, a atitude do prefeito Júlio Lóssio, ao afirmar que vai entregar mais de 2.500 unidades habitacionais através de programa municipal de habitação. Estarei sempre solidário com as iniciativas da Prefeitura Municipal de Petrolina, como a agilização de medidas que busquem atender às exigências da Caixa Econômica Federal no que se relaciona ao cadastramento das famílias a serem beneficiadas pelos programas habitacionais. Trata-se de uma obrigação a ser desempenhada pelas Prefeituras Municipais, mas não cabe atribuir título de projeto ou programa da administração local“, concluiu o deputado.

Título de cidadão lagoagrandense é concedido ao presidente do ITERPE

quinta-feira, 18/03/2010

presidente do Iterpe_José Estevo Barbosa (Mantena)A Câmara de Vereadores do município de Lagoa Grande aprovou na última sexta-feira (12), a concessão do título de cidadão do município, ao presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (ITERPE), José Estevo Barbosa (Mantena).

Mantena, como é carinhosamente conhecido, é cearense do município de Mauriti. Migrou para o Vale do São Francisco em busca de melhores condições de vida. Na região, trabalhou na fruticultura irrigada como capinador, podador e fiscal de campo. Foi dirigente sindical dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR’s) de Santa Maria da Boa Vista e de Lagoa Grande (é o atual Presidente). Foi vice-presidente da FETAPE, coordenando o setor de políticas públicas, com ênfase na luta pelos direitos previdenciários dos trabalhadores rurais; e diretor da CUT/PE. Coordena, desde 2007, a política estadual de regularização fundiária e a reforma agrária em Pernambuco, como atual Presidente do ITERPE.

A data da solenidade de entrega do título será definida na próxima semana.

Leitor denuncia descaso com a saúde em Dormentes

quinta-feira, 18/03/2010

DSC03612 (2)

O presidente do PMDB-Dormentes e leitor do nosso Blog, Paulo Valgueiro denunciou o descaso com a saúde no município de Dormentes e as reivindicações por melhores condições de trabalho e salários dignos para os servidores da saúde.

Confiram o desabafo:

Parece que o descaso do prefeito de Dormentes com a saúde no município não está restrita ao abandono dos servidores. E estes em um ato de coragem – algo inédito – nunca visto na história de Dormentes, servidores da saúde pararem para reivindicar melhores condições de trabalho e salários dignos da importância de seus serviços para a população do município.

As ambulâncias que deveriam atender a população, como esta que está abandonada em um posto de gasolina em Rajada a cerca de duas semanas, não funciona, e o povo tem que buscar atendimento em Petrolina, Recife, etc. O motivo dessa ambulância estar nessa situação, qual será?

Com a palavra os “responsáveis” pelo abandono e descaso na Saúde de Dormentes.

“Está faltando tudo na Cohab Massangano”, diz comunitário

quinta-feira, 18/03/2010

DSC01569O comunitário Luiz Pastor do bairro Cohab Massangano, em Petrolina, afirmou que falta tudo no seu bairro. De acordo com ele, a sujeira e o descaso com a saúde são os piores problemas.

Tem um ano e três meses que eu peço a limpeza da área de lazer, mas ninguém faz nada, lá parece o lixão de Petrolina. Nós já pedimos socorro a Nelson Minussi, mas ele só fica enrolando”, conta.

Luiz Pastor ressaltou também a precariedade da saúde pública. “O Posto de Saúde do bairro precisa de uma reforma urgente, eu moro na Cohab há 30 anos e nunca vi o local tão desprezado como por essa administração que ganhou com 70% dos votos dos petrolinenses”, disse.

Espaço Celestino Gomes divulga artesanato local

quinta-feira, 18/03/2010

Artesã_Mª LauraPromover o artesanato regional. Esta é a proposta do Espaço Celestino Gomes, em Petrolina. Atualmente o Espaço Celestino Gomes tem 62 boxes que dividem-se entre o artesanato e outros serviços, como lanchonete e pizzaria. No local trabalham 24 artesãos. “Exportamos nossas colchas de retalho – colcha nordestina para a Alemanha, França e Portugal, tapetes de linha e esculturas em madeira”, expôs a professora e uma das artesãs do local, Maria Laura, ontem (17) no programa Carlos Britto no Ar.

Segundo a artesã “Petrolina é riquíssima no artesanato, mas os artesãos não são estimulados, o local não é visto. Temos o apoio da Secretaria de Cultura e da vigilância do município, mas falta apoio dos políticos e reconhecimento da população”, destacou.

A artesã ainda enfatizou que “Petrolina é riquíssima no artesanato, mas os artesãos não são estimulados”. Atualmente o Espaço Celestino Gomes tem 62 boxes que dividem-se entre o artesanato e outros serviços, como lanchonete e pizzaria. No local trabalham 24 artesãos. “Exportamos nossas colchas de retalho – colcha nordestina para a Alemanha, França e Portugal, tapetes de linha e esculturas em madeira”, expôs.

Com o objetivo de reunir a categoria, amanhã (19) acontecerá uma feira de artesanato no espaço. De acordo com Maria Laura, “esta feira está com a proposta de acontecer todos os meses a cada 15 dias para integrar os artesãos locais”, finalizou.

Termina amanhã 1ª fase da campanha contra a Influenza H1N1

quinta-feira, 18/03/2010

vacinaTermina nesta sexta-feira (19) a primeira etapa da vacinação contra a Influenza H1N1, iniciada no dia 8 de março, em Petrolina. Nesta primeira fase estão sendo imunizados trabalhadores de saúde de hospitais públicos, privados e unidades de saúde, envolvidos na resposta à pandemia. A vacina pode ser encontrada em todos os postos de saúde do município, tanto na sede quanto na zona rural.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização (PNI), Cristiane Souza, médicos, enfermeiros, recepcionistas, profissionais de investigação epidemiológica de H1N1, pessoal de limpeza, seguranças, motoristas de ambulâncias, entre outros profissionais que tem contato direto com pacientes, serão imunizados.

O grupo também está entre as prioridades estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Vale ressaltar que caso ocorra uma segunda onda da pandemia, os profissionais de saúde precisam estar protegidos para garantir o funcionamento dos serviços de saúde, evitando risco de colapso da população pela rede de serviços.

A partir da próxima segunda (22), até o dia 2 de abril, o Ministério da Saúde irá direcionar a campanha para doentes crônicos e crianças que possuem seis meses de vida e menores de dois anos, além de gestantes, que poderão ser imunizadas em qualquer fase da campanha.

Sindsemp realizará audiência pública para discussão de reajuste salarial

quinta-feira, 18/03/2010

aumento-salarialO Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) continua as reivindicações sobre o reajuste salarial da categoria. Nesta sexta-feira (19) haverá uma paralisação geral e às 8h, acontecerá um manifesto dos servidores em frente a Câmara Municipal, e logo depois será realizada uma audiência pública na Casa Plínio Amorim com o objetivo de discutir este reajuste e enviar um ofício solicitando a abertura de contas da prefeitura.

Comunitários de Juazeiro cobram melhorias para Ilha do Fogo

quinta-feira, 18/03/2010

ilhaO vice-presidente do bairro São Geraldo, em Juazeiro, Marcelo, em nome da comunidade, comentou sobre o abandono da Ilha do Fogo. De acordo com ele, o local virou ponto de consumo de drogas.

Eu frequento a Ilha do Fogo há mais de 28 anos, e aquele patrimônio está completamente abandonado. Lá virou boca de fumo, tem traficante e usuário se drogando com maconha e cocaína o dia todo. Falta policiamento e melhorias na infraestrutura . A gente tem poucas áreas de lazer, e lá era um ponto turístico, mas agora está quase impossível frequentar o local”, disse Marcelo a Geraldo José, no programa Sem Fronteiras de hoje (18).

Outra comunitária, Francisca Alves, também reivindicou por mais segurança na Ilha. “O acesso ao local é horrível, e os drogados amedrontam a população. É preciso um policiamento urgente.”

Para Controladoria Geral de Petrolina: “Desvios de funções devem ser corrigidos”

quinta-feira, 18/03/2010

controlador_geral_do_municipioA Secretaria de Administração e a Controladoria Geral de Petrolina publicaram uma orientação normativa sobre o desvio de função de servidores da prefeitura.

Segundo o controlador geral do município, Nadielson Barbosa da França (foto), foi verificado que alguns servidores públicos estão ocupando funções que diferem da sua carreira, ou seja, da função para qual foram aprovados em concurso.

O funcionário deve exercer a função de acordo com o cargo para o qual prestou concurso ou permanecer no posto onde adquiriu estabilidade”, afirmou.

Para o secretário de administração Josaias Santana, o desvio de função é prejudicial a gestão, pois o funcionário pode não estar qualificado para o exercício da função, ou mesmo que ele tenha se graduado, o servidor não terá a mesmas remunerações e ascensões que os demais. Josaias explicou ainda que o trabalho de análise da situação dos servidores está sendo feito em parceira com todas as secretarias.

Com informações da Ascom/PMP

Sintrab/Saúde de Juazeiro pode deflagrar greve

quinta-feira, 18/03/2010

GreveO Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Juazeiro (SINTRAB/SAÚDE) realizará amanhã (19), às 9h, na Praça da Bandeira, uma assembleia geral extraordinária com os trabalhadores da saúde do município. No encontro será decidida a deflagração ou não da greve da categoria.

Polícia prende falsos funcionários federais em Salgueiro

quinta-feira, 18/03/2010

golpeemaposentados270x415

Três pessoas foram presas na tarde de ontem (17), em Salgueiro, por fingir que eram funcionários federais e praticar golpes em aposentados do INSS. Antônio Gledson Chaves de Araújo, 27 anos, Dulcinéia Gomes da Silva, 44 anos, e Alzenir Costa Filho, 21 anos são acusados de aplicar o golpe em um casal de aposentados na cidade de Verdejante.

Passando-se por funcionários do INSS, os golpistas solicitavam das vítimas o cartão benefício para anotarem os dados. No entanto, faziam a devolução de outro cartão.

Eles foram presos na Operação Carrossel, em Salgueiro, no ponto de bloqueio da Polícia Militar. No interior do carro Gol Cinza, placa HPX-6208, foram encontrados 25 cartões de benefícios sociais de diversas agências bancárias.

De acordo com a Polícia Militar, eles estavam aplicando este crime em outras cidades de Pernambuco e de outros estados. Todo material e as pessoas foram encaminhados a Delegacia de Policia do município de Verdejante.

Com informações do Portal Supramax

Compesa vai paralisar abastecimento durante este sábado

quinta-feira, 18/03/2010

compesaA Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa irá interromper o fornecimento de água neste sábado (20), para dar continuidade às obras de abastecimento de Petrolina.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do órgão, a paralisação, que vai ocorrer das 8h às 15h, atingindo toda a cidade, é necessária para executar os serviços de impermeabilização do poço da estação elevatória de água tratada. Nesta operação, 25 profissionais vão executar os serviços, entre engenheiros, técnicos e assistentes.

Nenhum comentário: